PUBLICIDADE

Lucas Couto entra para o Cidadania

Convite político é resultado do excelente serviço na Ouvidoria

Lucas Couto pode ser pré candidato a Vereador pelo Cidadania

Lucas Couto entrou no Cidadania a convite da direção do partido em Casimiro de Abreu, graças ao excelente desempenho à frente da Ouvidoria e secretaria de Turismo onde atuou. Lucas já foi candidato a vereador em 2020, ficando na suplência. Ele está sendo cogitado como pré candidato a vereador nessas eleições pelo partido Cidadania.

Como subsecretário de Turismo em 2020 atuou significativamente para trazer o SESC Verão para Casimiro. Nesse mesmo ano, surgiu a pandemia do Covid. Voluntariamente trabalhou na linha de frente no combate à COVID, atuando na barreira sanitária localizada na entrada da ponte que liga Barra de São João a Tamoios, além de auxiliar no deslocamento de enfermeiras para vacinar idosos em suas residências. Por determinação direta da Secretaria de Saúde, emitida a todos os servidores que atuavam na linha de frente do combate a doença – foi imunizado contra o Covid. Sua vacinação, assim como de outros servidores gerou polêmica sob a alegação de estar “furando fila da vacinação” e abuso de poder.

Questionado pela reportagem, Lucas explica que “diante da urgência da situação e da necessidade de ajuda, senti que era meu dever cívico e de “cria” dessa terra contribuir da maneira que pudesse. Quero deixar claro que em nenhum momento utilizei minha posição para obter vantagens pessoais ou políticas. Minha única motivação foi ajudar minha comunidade da melhor forma possível diante de uma crise sem precedentes”. Foi comprovado que não houve abuso de poder ou mesmo que tenha “furado fila” e sim cumprindo determinação vinda do Ministério da Saúde, diante do avanço da doença.

 

Ouvidoria atuante e humana

 Em março de 2023 assumiu o cargo de Ouvidor Geral da Prefeitura de Casimiro de Abreu. Lucas conseguiu transformar e humanizar o atendimento do órgão, atuando diretamente com o público e utilizando uma equipe enxuta mas altamente preparada. Os resultados foram considerados excelentes pois milhares de atendimento ao público retornaram em respostas e soluções para os problemas apresentados.

Lucas Couto como ouvidor conseguiu fazer a interligação entre a comunidade e o serviço público, desburocratizando o atendimento, agilizando assim as respostas aos reclames e sugestões feitas. Para isso, criou a Ouvidoria Itinerante levada a todos os bairros e distritos da cidade; o Cafezinho com a Ouvidoria que consiste no diálogo com os servidores públicos para a captação de suas dificuldades no dia a dia do trabalho. “Isso permitiu que a população conhecesse o que é a Ouvidoria, para que serve e como utiliza-la, assim como para o servidor, qualificado ainda mais a Prefeitura prestar os serviços à população”.

Para agilizar e modernizar ainda mais a Ouvidoria, Lucas Couto inseriu o órgão no programa Integração da prefeitura. Esse programa consiste na administração pública com ação direta junto à população. Falando de sua participação a frente da Ouvidoria, Lucas salienta “conheci milhares de pessoas e pudemos atende-las em suas demandas coletivas e individuais, estando bem próximos na particularidade de cada um, buscando a garantia de seus direitos fundamentais e sociais”. Lucas entregou o cargo em março último, atendendo a lei eleitoral vigente.

VEJA TAMBÉM