PUBLICIDADE

Firjan SENAI de Campos e Macaé abrem vagas para cursos técnicos

Oportunidades são para técnicos em Segurança do Trabalho, em Mecânica e em Eletrotécnica

Num momento em que a produção industrial fluminense cresce acima da média nacional – e três cidades da região estão entre as maiores geradoras de emprego do estado, a Firjan SENAI Campos e Macaé está com inscrições abertas para cinco cursos técnicos em diferentes áreas. As aulas começam em 5 de fevereiro de 2024, mas quem se antecipar poderá ter desconto na primeira mensalidade. A qualificação é indicada tanto para quem quer empreender, aperfeiçoar conhecimentos ou retornar a um emprego industrial. As inscrições podem ser feitas neste link.

“O mercado de trabalho está em constante desenvolvimento, com novos processos produtivos e tecnologias. Concluir formação técnica de nível médio no SENAI é uma excelente oportunidade para estar atento às novas tecnologias e qualificado para os atuais desafios do mundo do trabalho, que em cenário inovador e competitivo exige profissionais cada vez mais capacitados”, avalia Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Na Firjan SENAI Macaé há oportunidades para Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Mecânica e Técnico em Eletrotécnica – as duas últimas, disponíveis também na unidade de Campos. Para Segurança do Trabalho, o aluno terá a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre ações prevencionistas, monitorar os processos de saúde, segurança e meio ambiente, além de prestar assessoria em segurança do trabalho e outros temas relacionados.

Em Mecânica, o aluno será apresentado a conceitos de sistemas automatizados, além de aprender a elaborar projetos, fabricar peças, equipamentos e procedimentos de manutenção. Já a Eletrotécnica vai formar profissionais com diversas opções de empregabilidade, com conteúdos sobre energias renováveis, automação predial, eficiência energética e sustentabilidade. Na maioria dos cursos, as aulas são 60% on-line e 40% presenciais. No Segurança do Trabalho e Técnico em Cervejaria, a parte à distância sobe para 80% e a prática, 20%. A carga horária de todos os cursos é de 1.200 horas.

Empregos na área industrial em alta

Segundo levantamento da Firjan, a partir de dados do IBGE, a produção industrial fluminense cresceu acima da média nacional. O aumento foi de 4,0% em doze meses, superando a média da indústria brasileira (0,0%). Esse avanço do setor industrial fluminense em doze meses, até outubro, foi observado tanto na indústria extrativa (6,5%) quanto na de transformação (1,4%). Cabe destacar, contudo, que o vetor de crescimento no período foi a cadeia de óleo e gás, com destaque não apenas na atividade extrativa, mas também em coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (+11,4%).

Entre janeiro e outubro, a região também teve três cidades entre as que mais geraram empregos entre os 92 municípios do estado (Macaé, 3º, Campos, 4º, e São João da Barra, 11º). No período, todas as 9 cidades da região têm saldo positivo, com destaque para a Indústria (8.471 empregos gerados). Obras de Infraestrutura (+2.370) e Atividades de apoio à extração de petróleo e gás (+2.094) também se destacaram.

Além disso, uma pesquisa do Departamento Nacional do SENAI mostrou que 91% das indústrias preferem alunos formados pela Firjan SENAI, como o técnico em Mecânica João Vitor Sobreira, que é funcionário da Michelin. Ele reconhece que o SENAI lhe proporcionou aprendizados de extrema importância. “Os professores são excepcionalmente qualificados e ensinaram com destaque Segurança, Comunicação, Liderança e Trabalho em equipe”.

VEJA TAMBÉM