PUBLICIDADE
Camara 1

Cetep abre 1.420 vagas para 27 cursos gratuitos

Começa na segunda-feira (3 de junho) a pré-matrícula para 27 cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Macaé, através do Centro […]

Palestra Procon para alunos do Cetep no auditório do Cealo. Macaé/RJ. Data: 13/11/2018. Foto: Rui Porto Filho
Começa na segunda-feira (3 de junho) a pré-matrícula para 27 cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Macaé, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio. Os interessados devem se cadastrar no portal da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br). Ao todo, estão sendo oferecidas 1.420 vagas. Os interessados devem ter a idade mínima de 16 anos. A pré-matrícula será encerrada conforme o preenchimento do número de vagas. Cada curso tem cronograma específico. As aulas vão começar a partir de 12 de junho.
A novidade da segunda etapa de cursos são os cursos de Auxiliar de Agenciamento de Viagem e os que vão acontecer à distância de assistente de Operações de Logística Portuária, Tutoria Ead em Ambiente Moodle e Marketing Digital semipresencial. Os cursos on line serão ministrados pelo Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) e foram abertos em virtude do sucesso do curso de assistente administrativo à distância, que também será ministrado nesta edição. O interessado poderá se inscrever em um único curso. Durante a pré-matrícula, o candidato receberá o protocolo de agendamento com data e horário para efetuar a matrícula. A efetivação de matrícula será nos dias 4  e 5 de junho. Os candidatos deverão comparecer na rua Alfredo Backer, 363 – Centro, das 8h às 18h.

Matrícula

Para a matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: fotocópia de documento de identidade com foto 3×4 e cópias do CPF, carteira de identidade, além de comprovantes de residência e de escolaridade (histórico escolar), declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou da série cursada. Aos candidatos que já passaram por cursos no Cetep em 2017 e 2018, será facultada a entrega dos documentos necessários para inscrição, exceto a cópia da identidade e duas fotos 3×4. O candidato menor de 18 anos deverá ter a inscrição realizada por um responsável legal. Já o que estiver impossibilitado de comparecer à sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional poderá se inscrever através de procuração particular por meio de procurador.

Vagas remanescentes

Quem não comparecer na data da matrícula e na primeira semana de aula perderá a reserva da vaga no curso. Diante da ausência sem justificativa formal, serão disponibilizadas nos dias 6 e 7 de junho as vagas remanescentes, e as matrículas serão realizadas obedecendo a ordem de chegada dos candidatos.

Cursos

No eixo Ambiente e Saúde com foco para Beleza, os assuntos que serão abordados são: Maquiador, Cabeleireiro  Assistente,  Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Barbeiro. Já o de Ambiente e  Saúde, conta com os cursos de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal e Cuidador de Idoso. O de “Produção Cultural e Design” abrange os cursos de Técnicas Básicas de Design de Interior,  Costura para Iniciantes, Artes em Tecido e Linha feito a mão, Mimos e Lembranças em Biscuit e Pintura em Tela para Iniciantes.
Em Hospitalidade e Lazer, os interessados podem se inscrever em Produção Alimentícia Artesanal (geleias, doces e biscoitos),  Básico de Panificação e Básico de Confeitaria, Auxiliar de Agenciamento de Viagens, Formação de Árbitros e Noções Básicas para Serviço de Recepção. O eixo “Informação e Comunicação” integra os cursos de Informática Básica e Tutorial Ead em Ambiente Moodle .
Já os cursos  de Assistente Administrativo Ead, Assistente de Operações de Logística Portuária, Marketing Digital, Gerenciamento de Projetos, Auxiliar de Administração e  Noções Básicas de Recursos Humanos fazem parte do eixo “Gestão e Negócios”.
O material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos será fornecido gratuitamente pelo Cetep. Os materiais de consumo e permanentes necessários para as práticas individuais de alguns cursos deverão ser adquiridos pelos alunos, conforme orientação dos professores no primeiro dia de aula.

VEJA TAMBÉM