PUBLICIDADE

Porto do Açu inicia descomissionamento com P-33, da Petrobras

Esse é o único porto no país que com essa especialização

O descomissionamento de plataformas é um processo de remoção e descarte de plataformas, poços submarinos, dutos e infraestrutura associada.

Isso significa, que uma unidade encerra o ciclo de vida de um sistema de produção. Neste processo, as empresas iniciam um trabalho de desmobilização dos equipamentos.

Essa é a primeira de três unidades da estatal que serão atracadas no complexo porto-indústria, em um contrato que prevê diversos serviços, como a disponibilidade de cais, limpeza de casco e destinação de resíduos. As unidades podem permanecer no Açu por até três anos.

O processo marca o primeiro passo para a criação do primeiro Hub de Descomissionamento Sustentável do Brasil, que incluirá atividades de Acostamento Temporário, Pré-Desmantelamento e Desmantelamento de plataformas. O serviço de pré-desmantelamento sustentável de plataformas de óleo e gás é inédito no país e, até 2034, a Petrobras pretende desativar mais de 50 plataformas.

Prevenção de impactos

O modelo sustentável do Hub prioriza a minimização de resíduos e a prevenção de impactos à biodiversidade, seguindo princípios de economia circular com reaproveitamento de materiais e equipamentos. As atividades envolvem infraestrutura, tecnologia e mão de obra brasileiras.

– Queremos viabilizar no Açu uma plataforma de excelência no descomissionamento sustentável, seguindo as melhores práticas internacionais e oferecendo conteúdo local para a fase final do ciclo de exploração e produção – ressalta Eugênio Figueiredo, CEO da Porto do Açu.

A etapa de acostamento libera áreas operacionais para a Petrobras, permitindo que a empresa cumpra prazos com a ANP e defina janelas de venda entre ativos.

Além disso, o custo de manter uma unidade atracada no Açu pode ser até cinco vezes menor e mais seguro do que em alto-mar.

Para Alex Murteira Célem, Gerente Geral da UN-BC da Petrobrasa parceria com o Açu abre perspectivas positivas, viabilizando a realização de serviços necessários ao desmantelamento verde das unidades.

O Pré-Desmantelamento, que também poderá ser feito no Açu, inclui a retirada de Topside, Upcycling de Equipamentos, Inertização e Limpeza de Linhas e Tanques.

A próxima etapa do plano prevê a instalação de um Hub Completo de Desmantelamento no complexo portuário, com investimentos em infraestrutura e equipamentos para trazer a embarcação para Solo Impermeável, atividades de Corte e Desmontagem, entre outros.

Os diferenciais do Porto do Açu incluem:

  • Proximidade com a Bacia de Campos
  • Possibilidade de acostamento de múltiplas unidades e equipamentos por longa duração
  • Licenciamento e capacidade para remoção de bioincrustação
  • Centro de controle unificado para gerenciamento de riscos e emergências
  • Integração com a logística de sucata existente no país

O Açu possui uma das melhores infraestruturas do país para apoiar de forma sustentável a indústria de descomissionamento de óleo e gás – completa Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária da Porto do Açu.

O empreendimento tem disponibilidade de cais para atender simultaneamente três plataformas para atividades de Pré-Descomissionamento, com possibilidade de expansão para oito unidades em menos de um ano. Além da Petrobras, outras operadoras e donas de unidades já iniciaram conversas com a Porto do Açu para a execução desses serviços. (N1)

VEJA TAMBÉM