PUBLICIDADE

Rio das Ostras participa da Etapa Final da 5ª Conferência Estadual de Cultura

O evento reúne sociedade civil e poder público para definir o futuro da cultura no Estado

Rio das Ostras marcou presença na Etapa Final da 5ª Conferência Estadual de Cultura, realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 25 de janeiro, com a participação de cinco delegados escolhidos na Conferência Municipal de Cultura: Anderson Jose dos Santos, Claudia Regina Faiet dos Santos, Guilhermina Luzia da Rocha, Mariana Gomes e Neila Renata Pereira de Lucena Dias.

Durante os três dias de encontro, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”, foram promovidos debates sobre o futuro da cultura no Estado, com participação ativa dos delegados eleitos durante as conferências municipais e encontros setoriais, que aconteceram nas primeiras etapas da Conferência, no segundo semestre de 2023.

O evento busca reunir a sociedade civil e os representantes do Poder Público para que, em conjunto, tracem diretrizes para a criação de políticas públicas que beneficiem várias áreas no setor cultural, como literatura, teatro, circo, dança, artes visuais, música, cultura tradicional, popular e indígena, audiovisual, museu e patrimônio cultural.

As demandas locais, definidas no evento, serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em março deste ano, após 10 anos de hiato.

“Será uma grande oportunidade de discussão entre a sociedade civil e os entes governamentais, com objetivo de debater políticas, programas e ações a serem desenvolvidas. A conferência será o local onde todas essas ideias vão culminar em um espaço democrático de discussão, com ampla participação popular. Temos como prioridade, durante esta etapa, discutir o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, tendo o Conselho, o Plano e o Fundo como seus principais pilares”, explica a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A 5ª Conferência Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM