PUBLICIDADE

Governo do Estado do Rio de Janeiro e de municípios se reúnem com iniciativa privada pelo desenvolvimento econômico

Encontro aconteceu sexta no CEASP, em São Pedro da Aldeia

O Rio de Janeiro tem alcançado gradativamente a retomada de sua economia com políticas de desenvolvimento econômico que contemplam os setores público e privado. Sob esta perspectiva, a diretoria do Centro de Abastecimento de Alimentos de São Pedro da Aldeia – CEASP recebe na próxima sexta, dia 1, autoridades do Governo do Estado e de Teresópolis, além de secretários e do prefeito do próprio município onde o empreendimento privado se localiza. O intuito é discutir a viabilidade da ampliação do modelo de negócios do CEASP para além de São Pedro da Aldeia.

Considerando a grande representatividade da Agricultura Familiar para a economia e o fato do município de Teresópolis concentrar cerca de 80 % da produção de hortifrutigranjeiros do estado, as autoridades se reunirão com os representantes da iniciativa privada e técnicos para avaliar se é viável fundar um novo centro privado de abastecimento, com base no modelo CEASP, no polo agrotecnológico que será construído nesse município, com financiamento da AgeRio – Agência Estadual de Fomento, a mesma que possibilitou ao Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia o empréstimo de R$4,5 milhões para a conclusão de suas obras.

Para Gustavo Scarambone, um dos sócios-empreendedores do CEASP, o progresso técnico e o desenvolvimento econômico do estado acontecem quando iniciativas públicas e privadas se juntam. “Para nós, que somos empresários, é extremamente gratificante compartilhar a experiência com representantes do Poder Público e contribuirmos para fortalecer o Rio de Janeiro. Um estado próspero é um estado com menos desigualdade, mais segurança, mais solidez”, declarou.

Só no primeiro trimestre deste ano, o PIB do estado cresceu 5,2% e é o melhor desde 2015, considerando o mesmo período, de acordo com a Firjan. Isso se deve a uma diversidade de investimentos, bem como o fortalecimento de outros.

A articulação para essa reunião aconteceu a partir da visita do engenheiro agrônomo do CEASP, Márcio Piratello, a Teresópolis, junto com o secretário e subsecretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia, respectivamente, Cláudio Viviani e Sandro Bouth, que foram até lá para propor parcerias para escoamento da produção agrícola, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, e também apresentar o Banco de Alimentos do CEASP, que há três meses foi inaugurado como o primeiro privado do Brasil e já distribuiu mais de 10 toneladas para entidades beneficentes.

Na reunião da próxima sexta estão confirmadas as presenças do presidente da Codin – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado, Júlio César Andrade; do presidente da AgeRio, André Vila Verde; do prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen e membros do Conselho de Desenvolvimento Rural, além do prefeito “Fábio do Pastel” e autoridades de São Pedro da Aldeia.

VEJA TAMBÉM