PUBLICIDADE

São Pedro da Aldeia participa de premiação do Sebrae Rio com quatro projetos

Evento que acontece nesta terça reconhece projetos implementados a partir do programa Lidera Rio

Produção da aroeira é um dos projetos defendidos por São Pedro da Aldeia. (Renato Fulgoni)

São Pedro da Aldeia estará nesta ter-feira (11) na cerimônia de premiação do Programa Lidera Rio – Formação de Líderes Públicos com Foco em Resultados promovido pelo Sebrae Rio. A administração pública participa com quatro projetos: Empreender para mudar – Desburocratização para abertura de empresa; Fomento ao Turismo Familiar; Beneficiamento da Cadeia Produtiva da Aroeira; Recadastramento Imobiliário.

Ao todo, foram desenvolvidos 31 projetos com base em quatro eixos temáticos: Planejamento Urbano para o Desenvolvimento, Ambiente de Negócios, Sustentabilidade e Resiliência, e Diversificação da Matriz Econômica.  Todos os projetos visam promover o desenvolvimento econômico com ênfase na expansão e geração de oportunidades para micro e pequenas empresas e a geração de trabalho e renda para os municípios do Rio de Janeiro.  Uma banca avaliadora composta por patrocinadores, consultores e especialistas escolherá: Melhor Projeto do Lidera Rio, Melhor Projeto por Eixo e Projeto Destaque por município.

O Lidera Rio conta com parceiros estratégicos: Centro de Liderança Pública (CLP), Instituto República e Banco do Brasil e tem o objetivo de promover o fortalecimento da Gestão Pública, por meio do fomento a valorização e ao empoderamento de gestores e líderes públicos empenhados em planejar e implementar projetos que visem o planejamento de um legado de desenvolvimento local.

De acordo com a Gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Andréia Crocamo, “o programa é importante para que os municípios possam desenvolver e implementar os projetos com gestão, formando uma rede onde acontece a troca de informações e boas práticas entre as oito cidades participantes.”

O Programa consiste na realização de trabalhos de capacitação, orientação, mentoria, acompanhamento das ações de curto-prazo e certificação dos gestores. Todos participam de seis disciplinas: tendências de desenvolvimento, gestão municipal, desenvolvimento de liderança, planejamento estratégico, gestão de projetos e metas, processos e tecnologias. Após a premiação, o Sebrae Rio orienta e acompanha o desenvolvimento e a implantação de cada projeto.

O primeiro ciclo do Lidera Rio começou em 2017 e capacitou 69 líderes públicos de Petrópolis, Niterói, Mesquita, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Maricá, São Gonçalo e Três Rios, que desenvolveram 27 projetos.  Em novembro deste ano começou o ciclo 3 do Programa em oito novos municípios: Campos dos Goytacazes, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula, Cabo Frio e Silva Jardim. A previsão de encerramento é junho de 2019.

VEJA TAMBÉM