Legislativo homenageia ex-prefeito e ex-deputado federal Sylvio Lopes
A Câmara de Macaé concedeu, nesta terça-feira (23), o título de Mérito Público Municipal Sylvio Lopes Teixeira ao próprio patrono da honraria, o ex-prefeito (1989 -1992, 1997-2000 e 2001-2004), e ex-deputado federal (1995-1996 e 2007-2011), de 95 anos. O Projeto de Decreto Legislativo 149/2026, aprovado pela maioria dos parlamentares presentes, é de autoria da Mesa Diretora.
O líder do governo Cesinha (Cidadania) discursou: “Sylvio é um patrimônio de Macaé. O que aprendi com ele marcou toda a minha trajetória política”. O vereador lembrou obras de Lopes, como o HPM, o Centro de Convenções e a Linha Azul. “É uma via que corta a cidade e retira do Centro grande parte do trânsito. Ele foi uma pessoa que sabia que Macaé seria uma das cidades que mais cresceriam no país”.
O vereador Luciano Diniz (Cidadania) também se manifestou. “Tive a honra de, no meu primeiro mandato, fazer quatro anos de oposição a seu Sylvio, um visionário, uma das pessoas que mais respeito”. Leandra Lopes (PT) também recordou a atuação do político. “Seu Sylvio estava além do seu tempo. Governou nossa cidade quando ela estava crescendo exponencialmente”.
Leandra incluiu ainda a Linha Verde no legado deixado por Lopes. “Os macaenses não podem esquecer, os jovens e quem chega ao município, não podem deixar de conhecer os que fazem parte das raízes da nossa história”.
Um reconhecimento para macaenses vivos
O título de Mérito Público Municipal Sylvio Lopes Teixeira foi aprovado na sessão de 17 de junho. O objetivo é reconhecer, em vida, pessoas que tenham prestado serviços de “excepcional relevância” a Macaé, nos campos do desenvolvimento econômico, social e administrativo, entre outros.
