PUBLICIDADE

“Mulheres que se ajudam” fará ação social em Tamoios

Existente há três anos, projeto dá suporte a mães e mulheres em situação de risco

- Atualizado em

Dar apoio a mulheres, mães e seus filhos em situação de risco social fez Chistiane Maria Rosa dos Santos (Cris Tamoios) fundar e gerir o “Mulheres que se ajudam”. Hoje o grupo completa três anos de luta com resultados altamente positivos e que fizeram a mudança na vida de dezenas de famílias. Para dar continuidade ao trabalho, ampliando o atendimento à toda população no dia 5 de maio realizará uma ação social e de saúde, na Rua Garoupa, sentido estacionamento e calçada do banco Sicoob e Casa & Vídeo em Tamoios.

A ação social que Cris Tamoios encabeçará irá de palestras para os pequenos falando sobre o preconceito racial e religioso, corte de cabelo para adultos e crianças, encaminhamento na área de saúde e orientação para tirar documentos pessoais, entre outros atendimentos aos que se fizerem presentes.

“Mulheres que se Ajudam” surgiu na militância do movimento negro na qual Cris Tamoios participa ativamente. “Não passa na Amaral Peixoto e diz que foi a Tamoios. É preciso visitar os bairros, cada lugar existente no fundo dos bairros, onde a pobreza faz parte do dia a dia. Vamos ver a realidade e de que forma podemos ajudar, sem assistencialismo. Fazer as coisas com olhar humano, sem esperar nada em troca”. Com esse pensamento, o projeto foi se consolidando permitindo que uma pessoa que já tenha sido assistida possa ajudar a outra em situação de pobreza ou risco.

Cris Tamoios à frente do projeto, não se incomoda em contabilizar números de atendimentos feitos nesses três anos de existência do “Mães que se ajudam” . “Já basta a dor de receber o arroz que voce não pode comprar ou escolher porque foi doado. Já basta a dor de perder a esperança de não ver um caminho para sua vida. Então eu prefiro ampliar esse círculo de uma mulher ajudando a outra a sair de uma situação ruim. E estamos conseguindo que as mulheres somem forças e se apoiem”, finalizou ela.

VEJA TAMBÉM