PUBLICIDADE

Sobe para oito total de mortos por chuvas no estado do Rio

Boa parte das perdas aconteceram na região Serrana

- Atualizado em

O temporal que atingiu o estado do Rio de Janeiro desde sexta-feira (22) deixou oito mortos. Em Petrópolis, os bombeiros resgataram cinco pessoas com vida no desabamento de uma edificação residencial no bairro Independência, mas quatro óbitos foram confirmados. A vítima mais recente foi encontrada em Teresópolis, na região serrana.

O município soma duas mortes, sendo uma criança de sete anos e um adolescente de 16. Eles são vítimas de desabamento na comunidade da Coreia. As buscas no local foram encerradas. No fim da tarde, a prefeitura decretou estado de emergência.

Outras quatro mortes foram em um desmoronamento na vizinha Petrópolis, que anunciou estado de crise, o mais severo. Há localidades em que o índice pluviométrico chegou a 307,6 mm em 24 horas.

Em Nova Friburgo, as fortes chuvas geraram transtornos nas áreas rurais da cidade, principalmente no 3º distrito (Campo do Coelho), e em localidades como Salinas e São Lourenço. 14 pessoas estão desabrigadas e uma pessoa desalojada. O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, informou que está sendo decretado na cidade um estágio de emergência, devido ao alto risco hidrológico e geológico que a cidade enfrenta.

Em Rio Bonito, partes de uma estrada que cedeu e alguns deslizamentos também foram registrados. Com as barreiras, as vias ficaram sem acesso e três pessoas passaram a noite ilhadas em um ônibus da empresa Nova Faol.

Em Duque de Caxias uma pessoa morreu afogada após o caminhão que ela dirigia cair em um rio.

Norte Fluminense

Em Macaé de Cima, localidade de Lumiar, a preocupação foi com o nível do Rio Macaé que transbordou em alguns pontos. A Linha S13A Frade x Sana foi suspensa nesta noite, devido às condições da estrada, que possui trechos com lama em decorrência das fortes chuvas, mesmo não estando interditada. Após as fortes chuvas que atingiram Macaé neste fim de semana, a Secretaria Adjunta de Defesa Civil contabilizou 27 registros entre diversos tipos de ocorrências

Os números foram: deslizamento – 3; Remoção – 1; erosão de pista – 1; queda de árvore – 7; queda de poste – 3; queda de muro -1; ameaça de desabamento – 2; desabamentos – 6; erosão de pista – 1; transbordo de rio – 2 (Rio Sana e Rio São Pedro); desalojados – 10; feridos – 1. O céu continua nublado e encoberto com registro de chuvas de intensidade fraca a moderada. A previsão para as próximas horas é de céu nublado a encoberto e chuvas de intensidade moderada a forte até a tarde deste domingo.

A BR-356 está totalmente interditada na manhã deste sábado (23/03), devido à forte chuva que atinge toda a região. No local, entre os municípios de Italva e Itaperuna, um córrego localizado no KM 67 transbordou e interditou a pista.

VEJA TAMBÉM