PUBLICIDADE

Vereadores pedem melhorias na saúde de Macaé

O programa não vem conseguindo atender a demanda devido à falta de suprimentos e veículos para o deslocamento da equipe multidisciplinar que realiza os atendimentos

- Atualizado em

Dois dos requerimentos aprovados  na Câmara Municipal de Macaé, foram em prol do Programa de Atenção Domiciliar Terapêutico (PADT). O serviço de saúde visa proporcionar atenção básica para pacientes acamados ou restritos ao domicílio. No entanto, de acordo com a vereadora Iza Vicente (Rede), o programa não vem conseguindo atender a demanda devido à falta de suprimentos e veículos para o deslocamento da equipe multidisciplinar que realiza os atendimentos.

Por esse motivo, a vereadora pediu transparência no fornecimento de insumos (Requerimento 10/2024) e esclarecimento sobre o motivo do PADT possuir apenas um carro para atender toda a área urbana da cidade (Requerimento 09/2024). “Venho recebendo muitas reclamações de pessoas que não estão conseguindo assistência desse serviço, que é essencial para as famílias com idosos e pacientes acamados que não podem pagar por um home care (atendimento multidisciplinar domiciliar)”.

De acordo com Iza, com apenas um veículo não é possível atender todos os pacientes inscritos no programa. Ela pediu solução para o problema, assim como para a falta de insumos básicos, como fraldas geriátricas e materiais de higiene e limpeza. “Só quem tem enfermos em casa em situação extrema sabe a importância de ter esse serviço operando e funcionando bem”, declarou.

A parlamentar ainda lembrou que não é somente o PADT que sofre com a falta de transporte para levar atendimento a quem precisa. “A equipe de saúde mental volante enfrenta a mesma dificuldade na Região Serrana”, acrescentou, pedindo providências aos gestores da Saúde.

Podologia

Ainda foi solicitado ao Executivo informações sobre o atendimento em podologia no Centro de Referência ao Diabético (CRD). “Meu objetivo é estruturar uma proposta de saúde focada na prevenção da diabetes e outras doenças”, explicou Rafael Amorim (PDT), autor do Requerimento 37/2024.

Secretários no Legislativo

Luciano Diniz (Cidadania) também teve um requerimento relacionado à saúde aprovado. Ele solicitou a cessão do Grande Expediente – momento que antecede a discussão e votação das propostas dos parlamentares – para a apresentação dos gestores da pasta.O comparecimentodo secretário de Saúde, Alexandre Cruz, da secretária de Atenção Básica, Natalia Pires Antunes, da secretária de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende Tebaldi, e do coordenador Luan Cruz de Melo está prevista para terça-feira, 5 de março, às 10h.

Dengue

Paulo Paes (União Brasil) e George Jardim (PSDB) solicitaram a ampliação do serviço realizado pelo carro fumacê nos bairros de Macaé e Região Serrana. Eles mencionaram o aumento do número de infectados e a lotação dos leitos nas unidades de saúde do município. Como forma de amenizar a situação, propuseram o aluguel de veículos fumacê, além da utilização de drones pulverizadores para controlar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

VEJA TAMBÉM