PUBLICIDADE

Inscrições abertas para o Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras

Provas serão realizadas nos dias 28 e 29 de novembro

- Atualizado em
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras – Emefro. A aprovação na prova concede aos participantes a certificação de conclusão no Ensino Fundamental aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. Os alunos público-alvo da ferramenta devem realizar a inscrição até o dia 10 de novembro, próxima sexta-feira. O exame será realizado nos dias 28 e 29 de novembro. Os critérios e procedimentos para realização da prova estão disponíveis no Edital 06/2023, publicado na edição número 1621 do Diário Oficial.
Alunos com 15 anos ou mais, completos até a data do primeiro dia das avaliações, matriculados no 8º e 9º anos de escolaridade do Ensino Fundamental Regular ou em qualquer uma das Fases do Módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no 2º semestre do ano de 2023, poderão fazer a avaliação do Emefro. A participação no exame não é obrigatória.
INSCRIÇÕES – A inscrição deverá ser feita na Unidade Escolar onde o aluno estiver regularmente matriculado. O procedimento poderá ser realizado pelo próprio aluno, se maior de idade, ou pelo responsável legal em caso de estudantes menores de 18 anos, mediante o preenchimento da ficha disponível no Edital 06/2023.Os candidatos deverão apresentar documento de identificação com foto no ato da inscrição. Os alunos com deficiência, transtornos ou outras condições específicas deverão solicitar atendimento especializado para as adaptações necessárias à realização do exame, caso não sejam avaliados por relatório.
A PROVA – O processo avaliativo do Emefro será composto por uma redação e duas provas objetivas, cada uma com 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha. O exame terá como base o Referencial Curricular de Rio das Ostras – Recro e abordará as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (Geografia e História); Matemática e Ciências da Natureza.O Núcleo de Gestão Pedagógica disponibilizará material para estudo como apoio para os participantes através da plataforma E-Virtu@l Aluno (acesse em: https://educacao.riodasostras.rj.gov.br) contendo os conteúdos que serão exigidos.
 
APROVAÇÃO – Será considerado apto o aluno que atingir pontuação mínima de 50% nas avaliações objetivas e 50% na redação. Caso o estudante não obtenha a pontuação mínima em uma das etapas, não alcançará a certificação.

O aluno que obtiver pontuação mínima será automaticamente aprovado no ano de escolaridade/fase em que estiver matriculado, sendo considerado concluinte do Ensino Fundamental por meio de Certificado emitido pela Secretaria.

VEJA TAMBÉM