PUBLICIDADE

Novo veículo é entregue ao Programa de Saúde Animal de Rio das Ostras

Furgão foi adquirido com recursos de emenda impositiva

O Programa de Saúde Animal (PSA) recebeu nesta quarta, dia 1º de novembro, um novo veículo adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O furgão será utilizado no recolhimento de cães e gatos que se encontram doentes e feridos em situação de rua e no transporte para a Feira de Adoção Animal, que tem edições periódicas e itinerantes.


Participaram da entrega o prefeito Marcelino Borba, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Nestor Prado, e o vereador Rogério Belém da Silva, autor da emenda impositiva para aquisição do furgão.


“É a primeira vez que temos um veículo adaptado, com a cabine do motorista separada do transporte de animais. Dessa forma garantimos mais segurança tanto para os cães e gatos como para aqueles que os transportam”, explicou o secretário.


Melhorias realizadas desde 2018 na Fazenda Parque, onde funciona o PSA, foram lembradas pelo prefeito. “Construímos oito baias coletivas e oito individuais para os animais, além da maternidade veterinária, reformamos o centro cirúrgico e fizemos o calçamento com intertravados”, lembrou Marcelino.

“A chegada do novo veículo devolve ao PSA a eficiência e a dignidade no recolhimento e transporte dos animais mais necessitados. O Município, nossos cães e gatos merecem que o serviço prestado seja de qualidade”, afirmou a coordenadora do Programa, Katelin Rodrigues Mendes.

CONHEÇA O PSA – Programa de Saúde Animal (PSA) é voltado para o controle populacional de cães e gatos por meio da castração. Moradores que recebem até dois salários-mínimos (com comprovação de rendimento) têm direito a esse serviço e ao atendimento veterinário dos seus bichinhos de estimação.

São disponibilizadas 10 fichas por dia para consultas veterinárias, realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Para os demais serviços, cadastro geral para atendimento e adoção de animais (castrados ou com a cirurgia agendada, quando menores de seis meses, e vermifugados), o atendimento é das 8h às 17h.


Todos os animais colocados para adoção foram recolhidos pelo Programa para tratamento veterinário e receberam alta. Para adotar, é preciso apresentar a carteira de identidade e comprovante de residência.

O endereço do PSA, que funciona na Fazenda Parque, é Estrada Municipal, s/nº, no Âncora.

VEJA TAMBÉM