PUBLICIDADE
 

Prefeitura de Macaé oferta 720 vagas para certificações em CBSP e HUET

As vagas serão distribuídas em 12 turmas, com início previsto para 23 de outubro e término em 28 de novembro

Inscrições para certificação em HUET e CBSP. Macaé/RJ.

O auxiliar de caldeiraria Luiz Antônio, 33 anos, está há 10 anos desempregado e ao se inscrever para as certificações em CBSP e Huet,  edital 004/2023 da Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional, tem a esperança de voltar ao mercado de trabalho offshore. “A renovação desses cursos é uma oportunidade que estou tendo para voltar a trabalhar embarcado. Estou com muita esperança após a conquista dos certificados”, disse.

Os cadastros das 720 vagas para os dois cursos começaram na última segunda-feira (16) e terminam nesta terça-feira (17), às 19h, na sede do órgão – localizada na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. Para quem não conseguir se inscrever, nesta quarta-feira (18) serão divulgadas as vagas remanescentes, das 12h às 18h, no mesmo endereço.

O Secretário Adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, falou sobre a importância de ofertar esses cursos para a população. “Os cursos são gratuitos e irão atender a demanda do mercado de trabalho offshore. Ficamos felizes em ver trabalhadores de todas as idades buscando uma oportunidade. O primeiro edital contempla 720 vagas, mas será um total de 6.000 vagas distribuídas em outros editais”, frisou o secretário.

Para se inscrever neste edital é necessário ter: idade mínima de 18 anos; atestado de boas condições físicas (atestado médico); Ensino Fundamental completo; certificado de qualificação ou experiência comprovada na área offshore (original e cópia); cópia da Carteira de Identidade com foto ou outro documento de identificação com foto (Carteira de Trabalho ou Habilitação); cópia do CPF do próprio candidato; cópia do comprovante de escolaridade; cópia do comprovante de residência em Macaé.

A taifeira e saloneira Nathália Cearense, 28 anos, contou que não teria condições de pagar pelos os dois cursos, cerca de R$ 1.500. “Já trabalhei nessas duas áreas e estou feliz com essa oportunidade de melhorar as minhas condições profissionais”, afirmou.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, Deyse Frota, destacou que o edital prioriza quem já tem curso da cadeia offshore ou experiência na área. “Essas certificações tem validade, por isso, a importância de já ter um curso que atenda esse mercado ou experiência. Para quem ainda não tem, em novembro, iremos abrir edital para qualificações como, por exemplo, mecânico, plataformistas, logística, entre outras atividades”, frisou.

As vagas serão distribuídas em 12 turmas, com início previsto para 23 de outubro e término em 28 de novembro. Cada uma delas terá carga horária de 40h (CBSP) e 8h (HUET). Durante o período de treinamento serão realizadas aulas teóricas em sala de aula, seguindo o conteúdo programático dos cursos, assim como, simulações práticas avaliativas: prevenção e combate a incêndio, técnicas de sobrevivência no mar e procedimentos de emergência, primeiros socorros elementares e também escape submerso de aeronave, no Centro de Treinamento Prático.

VEJA TAMBÉM