PUBLICIDADE

Chuvas causam estragos em toda Região dos Lagos

Estado de calamidade em várias cidades da região

- Atualizado em

O temporal que caiu sobre a Região dos Lagos deixou muitos estragos em São Pedro da Aldeia. De acordo com informações da Defesa Civil, quatro casas não resistiram às fortes chuvas e desabaram na Ponta do Ambrósio, deixando 21 pessoas desalojadas. O sábado (18) continua chuvoso no município e a previsão é de mais chuva forte no domingo (19).

Em Cabo frio no sábado (18) foi de muito trabalho para as equipes da Prefeitura de Cabo Frio. Uma força-tarefa com cerca de 300 pessoas atuou durante todo o dia na contenção dos estragos causados pela chuva da última sexta-feira (17). A Comsercaf realizou a retirada de lama das vias de diversas localidades, o recolhimento de pedras devido à queda de uma encosta no Porto do Carro, e a remoção de 3 árvores que caíram na cidade. O trabalho terá continuidade no domingo (19).

No Jardim Esperança um valão transbordou e funcionários fizeram a drenagem da área. No Cajueiro, Manoel Corrêa, Jacaré, Gamboa e no Centro, os trabalhadores efetuaram a desobstrução de bueiros e caixas de passagem, com o auxílio de caminhões vacol para esgotamento de áreas alagadas. A situação desses locais já foi normalizada.

O bairros Jacaré, Tangará, Parque Burle, Vila do Sol e Tamoios, foram os mais afetados pelos alagamentos e receberão uma nova ação para a drenagem da água da chuva e desobstrução dos bueiros.

O temporal que caiu s deixou muitos estragos em São Pedro da Aldeia. De acordo com informações da Defesa Civil, quatro casas não resistiram às fortes chuvas e desabaram na Ponta do Ambrósio, deixando 21 pessoas desalojadas. O sábado (18) continua chuvoso no município e a previsão é de mais chuva forte no domingo (19).

O coordenador da Defesa Civil em São Pedro, Marcos Dotávio, informou que, de acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o Cemaden, a cidade registrou 158mm de chuva, número nunca registrado antes.  Ainda conforme Dotávio, em 34 horas de trabalho foram 62 chamadas – pontos de alagamento, quatro desabamentos de residência sem vitima e deslizamentos na Ponta do Ambrósio, Camerum e na Colina.

A Prefeitura de Arraial do Cabo decretou estado de calamidade pública nesta sexta-feira (17) e interditou o acesso principal à cidade por conta da forte chuva que atingiu a região provocando deslizamentos. Um deles ocorreu em um morro às margens da RJ-140 , que é o principal acesso. A passagem pelo trecho está bloqueada, principalmente por conta do risco de um poste cair e carregar os demais.

Os motoristas estão sendo orientados a pegar um acesso alternativo, pela estrada de terra ao lado da antiga empresa Álcalis, no bairro Vila Industrial. Por este acesso, os turistas e moradores chegam à cidade pela Praia Grande e não pela Prainha, onde houve a interdição. Todos os bairros foram afetados e nas últimas 24 horas equipes da Prefeitura se revezam para conseguir atender a tantos chamados. O prefeito Renatinho Vianna trabalha junto ao gabinete de crise para gerir as ocorrências mais graves.

Por causa da interdição na RJ-140, principal via de acesso ao município, na altura da Prainha, a Secretaria de Serviços Públicos faz o patrolamento na estrada da Alcalis para o acesso alternativo. O acesso ao bairro Praia do Pontal, feito pela estrada de terra ao lado da Vila Industrial, foi bloqueado por conta de rachaduras no solo próximo à praia. A estrada da Rebeche também foi bloqueada por conta do deslizamento de terra no local. O acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia foi interditado.

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Assistência Social, está recolhendo doações de roupas, alimentos, água, roupas de cama, colchões, produtos de limpeza e outros mantimentos que serão destinados às vítimas das chuvas que assolam a cidade. É possível realizar as doações nos postos de saúde de Figueira, na E.M. Adolpho Beranger Jr, na Primeira Igreja Batista e nas Igrejas Católicas (Matriz e Sagrado Coração de Jesus).

VEJA TAMBÉM