PUBLICIDADE

Mas uma operadora petrolífera se instala em Macaé

A Perenco participará na exploração de três campos em água rasa da Bacia de Campos

Legenda: Perenco agora é a nova parceira da Petrobras na Bacia de Campos. (Divulgação)

Foi assinado na manhã desta quarta-feira (28), contratos entre a Petrobras e a diretoria da empresa petrolífera Perenco, para a cessão da participação total da Petrobras nos campos de Pargo, Carapeba e Vermelho, o chamado Pólo Nordeste, localizado em águas rasas na costa do estado do Rio de Janeiro, dentro da Bacia de Campos.

O valor da cessão foi de US$ 370 milhões, sendo 20% (US$ 74 milhões) pago na assinatura e o restante será pago no fechamento da transação, considerando os ajustes devidos. A Perenco passará a operar os ativos a partir do fechamento da transação, que está sujeita ao cumprimento das condições precedentes previstas no contrato de compra e venda, tais como a aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a obtenção das novas Licenças de Operação pelo IBAMA.

Este contrato faz parte do Programa de Parcerias e Desinvestimentos da Petrobras, estando alinhado ao Plano de Negócios e Gestão 2018-2022, que prevê a contínua gestão de portfólio, com foco em investimentos em águas profundas no Brasil.

Pólo Nordeste

O campo de Pargo foi descoberto em 1975 e os campos de Carapeba e Vermelho em 1982 tendo sua produção se iniciado em 1988. Essas concessões foram outorgadas à Petrobras em 1998 na chamada Rodada Zero de licitações.

Atualmente, o sistema de produção desses campos é integrado e consiste em sete plataformas do tipo jaqueta fixa, com produção atual de cerca de nove mil barris de petróleo por dia, que é exportada através da plataforma de Garoupa (PGP-1), seguindo através de oleoduto para o continente até o terminal de Cabiúnas.

Sobre a Perenco

 

Com uma produção operada de 450 mil boepd, a Perenco é uma companhia independente européia, uma das líderes no segmento de Óleo e Gás. A Perenco possui um portfólio balanceado de ativos de produção, desenvolvimento e exploração, terrestres e marítimos, localizados em vários países do mundo e que foi construído dentro de uma estratégia robusta de aquisições e de crescimento orgânico.

 

Legenda: Perenco agora é a nova parceira da Petrobras na Bacia de Campos. (Divulgação)

VEJA TAMBÉM