PUBLICIDADE

Petrobras e PNUD assinam acordo para promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A cooperação será implementada nos próximos dois anos e alcançará cerca de 2.200 participantes

A Petrobras assinou acordo para execução de projeto social com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para atuar na ampliação de capacidades locais e estimular o desenvolvimento territorial sustentável em 110 municípios onde a companhia está presente. Assinada no aniversário de três anos de lançamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelas Organização das Nações Unidas (ONU), a parceria alcançará cerca de 2.200 participantes, incluindo gestores municipais, instituições executoras de projetos socioambientais apoiados pela companhia e outros atores locais relevantes.

O desenvolvimento comunitário e a proteção de direitos humanos serão promovidos por meio de fomento ao desenvolvimento local e à conservação ambiental.

Serão conduzidos processos de diagnósticos socioeconômicos e ambientais à luz dos 17 ODS e o fortalecimento de gestores públicos e instituições locais, por meio de cursos de capacitação, para a aceleração da implementação desses objetivos. O programa possibilitará que esses atores adaptem os objetivos e metas à realidade local, desenvolvam planejamento com abordagens multi-setoriais e estipulem indicadores para medir e monitorar o desenvolvimento.

Além da capacitação nos 110 municípios previstos, o trabalho será aprofundado com atividades presenciais em seis áreas no entorno de instalações da Petrobras, entre elas o Comperj, em Itaboraí (RJ), a Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), e unidades de exploração e produção no Rio Grande do Norte e Ceará. O conhecimento e os materiais metodológicos gerados pelo projeto serão disponibilizados para outros públicos, com vistas à replicação dos resultados do projeto.

VEJA TAMBÉM