PUBLICIDADE

Ompetro defende ação em bloco dos municípios para combater crise

Prefeitos estudam formação de consórcio entre municípios

O consenso entre os participantes da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) é de se criar parceria não só para a questão do petróleo, como também para o caminho do desenvolvimento para os municípios. Nesta sexta-feira (26), todos os prefeitos ou seus representantes estarão em Campos dos Goytacazes discutindo a formação de um consórcio intermunicipal pelo desenvolvimento da região. Essa e outras propostas foram discutidas na tarde de quinta-feira (25), pelos membros da Ompetro durante reunião na Prefeitura de Carapebus, que sediou o encontro. A prefeita anfitriã, Christiane Cordeiro lembrou que se faz necessário o fortalecimento dos municípios como um todo e defendendo um interesse único.

O presidente da Ompetro e prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz detalhou que, durante a reunião todos os participantes concordaram em se desenvolver um estudo aprofundado de um novo planejamento estratégico de desenvolvimento, que não se baseie apenas na indústria do petróleo. Rafael Diniz também prega a união dos prefeitos, dizendo “não dá mais para os municípios pensarem de forma individual ou não sairemos desse processo. Defendo essa união, porque juntos podemos solicitar que os municípios participem das grandes mesas de negociações”. E justifica que, o prefeito é o primeiro gestor a ser cobrado. “Uma idéia que venho defendendo é de que não adianta cobrar o desenvolvimento do Estado e do país, se não fortalecer o interior. O fortalecimento do estado do Rio de Janeiro passa pelo fortalecimento dos municípios do interior”.

Poços Maduros

Os membros da Ompetro defendem que a possível redução dos royalties pode acontecer na parte incremental, mas que se deve gerar receita naquilo que ainda não é produzido. “Não temos que nos preocupar com obtenção de mais receita vinda dos royalties. E sim aproveitar toda indústria do petróleo para que possa gerar mais oportunidade para nossa cidade’, detalhou Rafael Diniz.

Tanto ele, quanto Christiane Cordeiro lembrou que, os municípios enfrentam as mesmas dificuldades e que são os prefeitos que – diretamente ligados à população – recebem as maiores cobranças, “porque nossos problemas são os mesmos em proporções diversas”, lembra Christiane. “E não queremos um município vizinho que desequilibre a região”.

O presidente da Ompetro lembra ainda que, essa falta de recursos atinge municípios integrantes e fora da Bacia de Campos. “Somos nós, na ponta, que temos que pagar a conta do serviço público, da limpeza, da habitação e respondemos diretamente para o cidadão”. E, portanto é mais do urgente e necessário a união de todos para que se participe e tenha voz nas negociações sobre petróleo e também em ações que busquem o desenvolvimento econômico e social de toda a região.

Participaram da reunião da Ompetro, o presidente da entidade, Rafael Diniz, prefeito de Campos dos Goytacazes, Christiane Cordeiro, prefeita de Carapebus, Marcelino Carlos Dias Borba, de Rio das Ostras; Carlos Henrique P. Gomes, vice prefeito de Armação de Búzios; Aluízio Siqueira, presidente da Câmara de Vereadores de São João da Barra; Simone Moreira, secretária de Fazenda de Quissamã e Fábio Sabença, assessor da Secretaria de Fazenda de Niterói.