CidadesDestaqueGente que FazMacaéPetróleoPlantãoTarô por Cláudia Boechat

Petrobras aposta na retomada de investimentos na Bacia de Campos

A Petrobras anunciou um investimento bilionário para revitalizar a região da Bacia de Campos, que se estende do litoral norte do Rio de Janeiro ao Espírito Santo. Ao todo, a estatal vai investir US$ 23 bilhões (cerca de R$ 140 bilhões) na área marítima nos próximos cinco anos, segundo dados do último plano de negócios.

Uma das iniciativas é a instalação de cinco novas plataformas nos campos Marlim Leste/Sul, Jubarte, Albacora, Barracuda-Caratinga e Raias Manta e Pintada, situados na Bacia de Campos. A companhia também planeja colocar em operação cem novos poços. Com isso, há uma expectativa de um aumento na produção diária de 450 mil para 1 milhão de barris de petróleo.

A bacia de exploração e produção de óleo e gás em alto-mar completou meio século desde a primeira descoberta na região. Por muito tempo, a província petrolífera foi a maior bacia produtora do Brasil, mas perdeu o posto para a Bacia de Santos. Isso se deu após reduções significativas, especialmente nos governos Temer e Bolsonaro, com a política de desinvestimento e privatizações de ativos.

Para o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a retomada dos investimentos é um passo fundamental para a recuperação da indústria e fortalecimento da Petrobras no setor energético nacional. A entidade classificou como “momento histórico” que reconhece as lutas travadas pelos petroleiros da região na última década.

Tezeu Bezerra, coordenador geral do Sindipetro-NF, afirma que os investimentos fazem parte de uma decisão política do governo Lula (PT). “Estão tentando espalhar que essa decisão agora é técnica, que é por acaso, mas não é. Os estudos e a oportunidade de exploração na Bacia de Campos existem há tempos, só que a decisão política nos últimos anos era vender as plataformas, vender a Petrobras”, explicou.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *