CidadesDestaqueGente que FazMacaéOportunidadesPlantãoTarô por Cláudia Boechat

Programa Autonomia e Renda Petrobras oferece 190 vagas em Campos e Macaé

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, realizado em parceria com a Firjan SENAI SESI, lançou o edital de vagas gratuitas com objetivo de qualificar profissionalmente e ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2025, serão oferecidas 190 vagas gratuitas nas unidades Firjan SENAI SESI Campos e Macaé. As inscrições podem ser realizadas até 23/12.

Os participantes poderão se candidatar a cursos de qualificação profissional, com durações que variam entre quatro e oito meses, e a cursos técnicos, com duração que pode chegar a 18 meses. Os cursos de qualificação disponíveis em Campos são de Montador de Andaime, Formas e Escoramento e Pintor Industrial. Já em Macaé as oportunidades são para Almoxarife de Obras, Caldeireiro, Desenhista Mecânica, Sinaleiro Amarrador, Mecânico de Máquinas Industriais e Segurança do Trabalho – sendo este último um curso técnico.

Além da formação profissional, o Programa Autonomia e Renda Petrobras conta com uma carga horária de 60 horas/aula de oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), uma metodologia da Firjan SESI, que tem como finalidade fortalecer as competências sociais nos participantes, elevando seu potencial de empregabilidade.

Os pré-requisitos para o ingresso no programa são: ter mais de 18 anos, possuir a escolaridade mínima exigida por cada curso, ser morador das áreas de abrangência da Petrobras e estar em situação de vulnerabilidade social, conforme determinado pelo edital. A seleção dos candidatos e candidatas será realizada por meio de sorteio eletrônico.

Além da gratuidade nos cursos de formação profissional e das oficinas de DH, o Programa prevê a concessão de bolsas-auxílio de R$ 660 mensais aos participantes. E as mulheres com filhos de até 11 anos de idade completos receberão bolsa com valor diferenciado de R$ 858 mensais.

“Essas bolsas de estudo são parte importante do programa para que a pessoa não desista do curso no meio do caminho. Outro destaque é o fornecimento diferenciado de bolsa-auxílio para mulheres com filhos pequenos. O intuito é contribuir para que elas possam contar com um apoio para as crianças enquanto estão estudando, já que em nossa sociedade ainda é comum a mulher ter essa dupla jornada. Para garantir a bolsa durante todo o período do curso é necessário cumprir o mínimo de 75% de frequência mensal”, comenta Marcela Souza Levigard, gerente de Projetos Sociais da Petrobras.

Vale destacar que o público prioritário do programa são pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Além das mulheres, pessoas transgêneros, transexuais e travestis, indígenas, quilombolas, pretos e pardos, refugiados e pessoas com deficiência.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *