TSE confirma mandato de prefeita de Silva Jardim
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou a decisão do TRE/RJ que indeferiu o registro da candidatura de Maira Figueiredo sob a alegação da mesma estar exercendo o cargo pela terceira vez consecutiva. Ela é esposa do ex prefeito Jaime Figueiredo que foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2017/2020.
Em 2020 o então prefeito Wanderson Gimenes foi cassado e Jaime Figueiredo assumiu interinamente a prefeitura. Mas ele foi impedido de apresentar sua candidatura a prefeito porque seu partido – PRÓS – teve irregularidades em suas atividades partidárias, impugnando assim sua pretensão à prefeitura.
Maira concorreu no lugar do marido e foi reeleita, mas o TRE indeferiu a candidatura. O advogado de Maira, Eduardo Damian Duarte em sua alegação junto ao TSE afirmou que “não é possível que Jaime Figueiredo tenha exercido o poder Executivo para desvirtuar o processo eleitora em prol de sua esposa. E com isso a justiça venceu. O TSE analisou toda a questão e reformou a decisão final do tribunal eleitoral do Rio de Janeiro.