Casimiro de AbreuDestaqueGeral

Casimiro de Abreu tem queda recorde na criminalidade

Cem por cento na queda de roubo a estabelecimento comercial, -53,85% roubo em rua e -69,23% de homicídio doloso. Esses entre outros índices em queda, segundo estatística levantada pelo Instituto de Segurança Público (ISP) do Estado do Rio de Janeiro feito desde 2019, vem acontecendo nos últimos quatro anos. Segundo Wellington Lima, secretário de Segurança Pública de Casimiro, essas quedas são creditadas as ações integradas entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal e há pouco mais de um ano, a implantação do sistema de monitoramento.

“Atribuo essa redução à integração temos, que é algo muito forte na cidade e trabalhamos desde o início de nossa gestão. O uso da tecnologia e a inteligência com a implantação do sistema de vídeo monitoramento ajudou bastante na prevenção de diversos crimes, assim como os investimentos que o município tem feito seja no sistema de vídeo monitoramento, seja no aumento do efetivo do PROEIS, seja na guarda municipal”. Wellington Lima assumiu a secretaria em abril de 2021 e depois de uma análise buscou aproximar desde a população as polícias, assim como a guarda e contou com o investimento que o município fez no setor.

Esses investimentos municipais foram com o reforço no patrulhamento com novas viaturas, equipamentos, com a valorização do servidor com a implantação do plano de cargos e salários da Guarda Municipal. “Com esses investimentos conseguimos fortalecer as ações de prevenção na Patrulha Maria da Penha, nas rondas escolar, além do enfraquecimento da criminalidade com a implantação da base de segurança integrada dentro da comunidade do Arroz. Estamos com isso, desde 2021 redução os índices de criminalidade”.

Segundo dados confirmados pelo ISP, em 2020 Casimiro registrava 130% de homicídios doloso. Já em 2021 caiu para -26,09 % e chegou a -45,83%. No índice de roubo de veículo, em 2021 o percentual era de 41,18%. Já no ano seguinte foi para -62,5% e está se mantendo a -28,57%. O roubo a transeunte caiu de 50% para -62,5%, enquanto o roubo em rua foi de 14,71% para -53,85%. E o índice mais significativo foi o de roubo em estabelecimento comercial saindo de 25% de ocorrências para -100%.

Central de Vídeo Monitoramento

O Centro de Controle Operacional (CCO) de Casimiro de Abreu, inaugurado em 2023, completa um ano de atividades com resultados expressivos. Em apenas um ano, a unidade registrou 700 ocorrências, operando com 80 câmeras posicionadas estrategicamente em todos os distritos do município. A Central de Vídeo Monitoramento funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, contando com uma equipe de três operadores: um policial militar e dois guardas civis. Atualmente, 80% do território municipal está sob vigilância.

O CCO também dispõe de câmeras de leitura de placas nas entradas da cidade, registrando todos os veículos e pessoas que entram no município. Além disso, a central 153 e o WhatsApp mantêm contato constante com a população, recebendo 300 denúncias ao longo do ano. O sistema inclui funcionalidades como o botão de pânico nas escolas e o SOS Mulher, que emitem alertas diretamente à central em caso de emergência. O CCO opera de forma integrada com todas as forças de segurança pública e outras secretarias municipais. Este avanço permitiu realizar 295 abordagens e verificações de suspeitos, recuperar 25 itens furtados, efetuar 30 prisões e recuperar 50 veículos.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *