CidadesDestaqueEcologia HumanaMacaé

Equoterapia de Macaé transforma a vida de crianças PcDs

Reconhecido como um dos centros de excelência no país e referência para outros municípios, o Programa de Equoterapia da Secretaria Adjunta de Atenção Básica da Prefeitura de Macaé – método terapêutico que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico – tem mudado para melhor a vida de muitas crianças e suas famílias. O pequeno Bento, de 3 anos, nasceu com síndrome de Down, começou a receber o atendimento em cavalo há um mês e a interação com o animal já melhorou a sua relação cotidiana com os brinquedos e as pessoas. Esse resultado na vida dele e dos demais pacientes tem a ver com a gestão do serviço pelo município que cumpriu  a meta e ampliou o atendimento com 168 crianças atendidas hoje, na sede, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, e mais 26 na região serrana, na unidade  de Córrego do Ouro, que também funciona no parque de exposições do distrito.

O programa completou 10 anos de atividades no ano passado e tem avançado em termos de equipamentos e profissionais multidisciplinares nos últimos anos. A Equoterapia municipal oferece a Bento e aos demais pacientes uma forma especial de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional utilizando o cavalo como agente promotor de ganhos em um trabalho multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.
A coordenadora, Géssica Barcellos, informou que o programa atende a partir de 2 anos sem limite máximo de idade. O serviço funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira na sede e, às quartas e sextas, na serra e, para o atendimento, é necessário laudo médico com encaminhamento para a Equoterapia no tratamento. O serviço é integral e também oferece suporte às famílias em outras áreas que atuam em parceria. O programa é referência para outros municípios como Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Niterói e Trajano de Moraes que vieram conhecer de perto como funciona, na prática, a Equoterapia Municipal. Foi reconhecido como centro de excelência pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) em visita à unidade no ano passado.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *