Vacina Tríplice Viral será ofertada para bebês de até 1 ano nesta sexta em Rio das Ostras
Rio das Ostras oferta nesta sexta-feira, 24, a 1º dose da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) somente para crianças que estão completando 1 ano de idade. A vacinação acontece das 8h30 às 16h30, na Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana.
Para evitar perdas do imunizante e até que o abastecimento com a vacina seja regularizado, a vacinação com a Tríplice Viral estará centralizada em unidades específicas com dia e semana fixados para melhor atender a população.
O Município segue as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, para ofertar somente a 1º dose da vacina para crianças que estão completando 1 ano de idade e suspende temporariamente a dose zero em bebês de seis meses a 11 meses, a 2º dose para crianças de 15 meses e a imunização das demais faixas etárias.
“A Secretaria Municipal de Saúde seguiu a recomendação da Secretaria Estadual e vai priorizar a imunização das crianças que estão completando 1 ano, com a 1° dose da vacina, garantindo a resposta imune primária para defendê-las contra a circulação do vírus do sarampo”, destacou a coordenadora de Imunização Natália Lopes.
Natália também falou sobre as possíveis complicações das doenças que a vacina protege.
“Entre as complicações possíveis do sarampo estão infecções respiratórias graves, como pneumonia, otite (infecção ou inflamação no ouvido), doenças que causam diarreia e doenças neurológicas, que podem provocar sequelas como surdez, cegueira, retardo do crescimento e redução da capacidade mental. O sarampo também pode matar, principalmente crianças menores de 2 anos. Por esse motivo, é muito importante que os pais e responsáveis procurem a unidade nesta sexta-feira”, contou.
Confira a programação da vacinação da Tríplice Viral:
DIA 24/11 – 8H30 ÀS 16H30
Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana
DIA 30/11 – 8H30 ÀS 16H30 – Necessário realizar o agendamento
Estratégia de Saúde da Família Rocha Leão
Estratégia de Saúde da Família Cantagalo
Estratégia de Saúde da Família Mar do Norte
Obs: Para as unidades de Rocha Leão, Cantagalo e Mar do Norte, os munícipes precisam agendar o atendimento na própria unidade.