Cultura reúne artesãs e divulga calendário de eventos em Cabo Frio
Realização de feiras de gastronomia e artesanato, apresentações e bazar natalino, além de cursos de empreendedorismo em parceria com o Sebrae são as ações que a Secretaria Adjunta de Cultura programou para o final deste ano e começo de 2024 para levar o artesanato da região a um novo patamar. As informações foram repassadas na manhã desta segunda-feira, pela sub secretária Danielle Costa às dezenas de artesãs que compareceram na reunião.
A primeira informação foi da necessidade de cadastramento de todas as artesãs. “A Feira de Artesanato de Tamoios é uma oportunidade para os artesãos locais mostrarem seu trabalho para o público, além de ser uma forma de valorizar a cultura e o turismo do nosso distrito” detalhou Danielle Costa. Além disso, a secretária adjunta informou que, o cadastramento permitirá melhor atendimento à categoria e principalmente ordenamento das ações da pasta para melhor atender as artesãs.
Informou que além da feira no Pontal de Santo Antônio; o gastronômico que acontecerá todos os finais de semana em Unamar; a da Rua do Atacadão, aos finais de semana a Secretaria já está organizando o Natal Iluminado no segundo distrito, nos dias 15,16, e 17 de dezembro, com ornamentação de árvore de Natal, apresentação de balé, de corais, de bazar natalino, com as artesãs comercializando suas peças atraindo não somente a população local mas também incrementando o turismo e consequentemente a economia. O Natal Iluminado acontecerá no Poliesportivo de Tamoios e haverá distribuição de brinquedos às crianças da região, doados pelos participantes das feiras e eventos.
“Nosso intuito é fazer com que essas artistas exponham seus trabalhos, de maneira gratuita, com apoio da prefeitura, pois é um pedido feito pela prefeita Magdala que se incremente o turismo e a economia do segundo distrito”, justifica Danielle Costa. Segundo ela, em todos os eventos culturais os artesãos da cidade estão inseridos nessas atividades.
Na capacitação dos artesãos, Danielle se reuniu com representantes do Sebrae onde ficou definido que em 2024 equipes de profissionais da entidade estarão ministrando cursos e atividades para aprimoramento da categoria, desde o empreendedorismo até a administração de pequenos negócios. Os cursos do Sebrae mostram é um importante produto no mercado turístico, que evidencia a cultura e o povo de uma região. E auxiliam ao participantes a evitar imprevistos e também crescer na arte que escolheram como forma de sustento.