DestaquePlantãoPolícia

Especialista em gestão de risco dá dicas sobre como agir durante as Olimpíadas

A partir do dia 5 de agosto, o Rio de Janeiro sediará a Olimpíada 2016.  Para aproveitar os jogos com maior conforto e tranquilidade, é preciso seguir dicas de segurança para evitar incidentes, conforme alerta o professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade Veiga de Almeida, Fernando Saldanha, especialista em gestão de multidão, que trabalhou na capacitação de profissionais da segurança pública e que irá atuar no evento.

 

O especialista aponta que a maioria dos incidentes em locais com grande concentração de pessoas poderiam ser evitados. É comum pessoas perdidas, sumiço de pertences, mal súbito e/ou enfermidades causadas por desidratação, claustrofobia e exposição ao sol. Saldanha alerta ainda que em casos de tumultuo é preciso ficar atento às instruções do pessoal de apoio e segurança, pois eles devem orientar o público sobre o que fazer. Ao notar uma correria, é recomendável ir para um local protegido e procurar orientação de alguém que trabalhe no evento e nunca correr junto com a multidão.

 

Outro ponto importante é procurar conhecer o local do evento previamente. “Antes de seguir para o jogo, é bom acessar o site oficial  (www.cidadeolimpica.rio) e (www.rio2016.com/guia-do-espectador) e localizar o setor do seu ingresso, meios de locomoção para chegar ao destino, onde ficam os pontos de informação e postos médicos, por exemplo. Isso facilita muito”, aponta Fernando Saldanha.

 

Confira outras dicas a seguir:

 

1)  Use sempre a sensibilidade, caso não se sinta confortável devido à quantidade de pessoas, procure outro ambiente com menor lotação.

2)  Ao chegar ao local, identifique as rotas de saída

3 ) Quando estiver acompanhado de um menor de idade, coloque uma identificação nele, como um crachá com as informações do responsável.

4) Em caso de ir acompanhado de amigos, marque um ponto de encontro, caso alguém se perca.

5) É preciso se portar adequadamente para evitar acidentes e tumultuos, não empurrar as demais pessoas e não obstruir passagens, como parar para conversar nos acessos ou em frente a uma porta de entrada/saída.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *