Casimiro de AbreuCidadesDestaqueGeral

MPRJ recomenda que Casimiro de Abreu adote medidas para melhorar as Unidades de Saúde da Família

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé, expediu Recomendação, nesta quarta-feira para que o Município de Casimiro de Abreu realize mapeamento completo das Unidades da Saúde da Família (USF) e apresente as medidas que serão tomadas para resolução dos problemas encontrados.

A promotoria levou em consideração, entre outros fatores, fiscalização realizada por equipe do Conselho Regional de Medicina (CRM-RJ) nas USFs Amaro Motta de Oliveira e Jomar Tardelli Bastos, onde constataram inúmeras inconformidades. A conclusão é de que as condições no local regrediram. O MPRJ também destaca a necessidade de haver uma equipe multiprofissional, composta por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários em cada unidade, em quantitativo suficiente para cobrir 100% da população cadastrada.

A partir dessas considerações, o documento recomenda que seja instituída, em 15 dias, comissão específica para a realização de mapeamento completo em todas as unidades, observando os dois últimos relatórios do CRM-RJ. Também pede que o Município apresente, em reunião marcada para o dia 8 de novembro, matriz de responsabilidade contendo as medidas que serão efetuadas a curto, médio e longo prazo para adequação dos problemas.

Na terça-feira (19/09), a promotoria expediu recomendação semelhante ao Município de Macaé, chamando atenção para os problemas identificados pelo MPRJ na cobertura de Saúde da Família de Macaé.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *