SLB e Ocyan assinam acordo para unir tecnologias em projetos no Brasil
A SLB e a Ocyan assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) para discutir e explorar oportunidades de cooperação para o desenvolvimento de novas soluções para melhoria na indústria de energia. O acordo visa criar oportunidades de parceria para projetos de novas tecnologias e digitalização para Sistemas de Produção e Perfuração no Brasil, unindo a expertise tecnológica da SLB no setor ao conhecimento e acesso operacional da Ocyan.
A parceria entre as duas empresas visa unir o desenvolvimento tecnológico da SLB com expertise de operação de ativos offshore da Ocyan. Um dos projetos que já está em discussão prevê a otimização do tempo operacional do Topside para uma operadora que atua na Bacia de Santos. A SLB será a desenvolvedora da tecnologia enquanto a Ocyan será responsável pelo acesso aos dados e ativos, bem como desenvolvimento e viabilização dos testes em ambiente em operacional.
De acordo com o diretor de Tecnologia da SLB, Marcelo Menezes, o recém-criado FPSO Performance Hub, centro multidisciplinar no Rio de Janeiro focado em soluções para FPSOs (Floating Production Storage and Offloading) juntamente com o INNOVATION FACTORI, centro global de inovação digital da SLB também no Rio de Janeiro, e o SLB Conecta, programa de inovação aberta realizado junto a startups, irão ajudar na parceria com a Ocyan. “Estamos muito satisfeitos e confiantes com essa parceria. Vamos utilizar nossos conhecimentos em tecnologias de Topside e soluções digitais inovadoras para melhorar a performance dos FPSOs. A Ocyan é uma parceira muito importante nesse processo uma vez que possui todo o conhecimento e acessos de operação e manutenção de um FPSO”, comentou.
Para o diretor geral da SLB no Brasil, Bruno Alves, a pareceria com a Ocyan vai proporcionar aumento de produção e eficiência, soluções, além de colaborações digitais e sustentabilidade. “Por meio deste acordo, estamos mirando em projetos nos quais iremos unir o conhecimento avançado da SLB na área de desenvolvimento de tecnologias digitais para FPSOs, junto com a expertise operacional da Ocyan. Como resultado, teremos maior eficiência e aumento de produção com menor tempo de execução, colaborando, também, para a redução das emissões nas operações. Estamos confiantes de que iremos executar grandes projetos conjuntamente no Brasil”, comentou Bruno.
O MoU terá validade de um ano, prorrogável por mais um ano, caso as empresas não formalizem um acordo definitivo antes deste prazo.
“Essa parceria estratégica com a SLB nos permitirá alavancar suas tecnologias avançadas e expertise, reforçando o posicionamento da Ocyan no desenvolvimento de novas tecnologias, e buscando melhorar ainda mais o padrão de excelência operacional, confiabilidade e o desempenho de nossos sistemas de produção e perfuração através de projetos de inovação”, afirmou o gerente Executivo de Negócios Digitais e Tecnologia da Ocyan, Rodrigo Chamusca.
“A Ocyan está comprometida em melhorar continuamente a eficiência operacional de seus ativos, mantendo os mais altos padrões de segurança e proteção ambiental. A parceria com a SLB vai contribuir de forma efetiva com esse compromisso, além de gerar novas oportunidades para ambas as empresas”, adicionou o VP Executivo de Novas Energias e Serviços da Ocyan, Rodrigo Lemos.