DestaqueEcologia HumanaGeralPlantão

Integração investirá em obras para mitigar efeitos do avanço do mar em Atafona

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se comprometeu a investir nas obras de intervenções necessárias para mitigar as consequências do avanço do mar em Atafona, distrito de São João da Barra. O pedido foi feito pelo secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire, e pelo deputado federal Murillo Gouvêa, ambos do União Brasil, em reunião realizada em Brasília.

Gouvêa vai destinar emenda parlamentar ao estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental realizado pelo geógrafo marinho Eduardo Bulhões, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em seguida, a proposta com a melhor alternativa será apresentada ao Governo Federal para obtenção dos recursos e início das obras.

Como titular da Habitação do Rio de Janeiro, Bruno Dauaire tem buscado estreitar a relação com a União para garantir a aplicação de recursos no estado. O gestor já se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, e recebeu, na última semana, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Além disso, Dauaire criou uma subsecretaria de prevenção e erradicação de riscos e desastres.

“Atafona é um símbolo fluminense e tem grande relevância pela proximidade com o Porto do Açu. Estamos nessa luta há muitos anos e precisamos ter o Estado e a União trabalhando em conjunto. Assim poderemos realizar o sonho de mitigar esse problema e devolver a história a centenas de pessoas que perderam suas casas”, afirmou Bruno Dauaire.

A erosão crônica do balneário do Norte do estado já foi noticiada em vários jornais do mundo por ser uma das consequências assustadoras do aquecimento global. O mar avança até seis metros por ano e já tomou mais de 500 casas, numa faixa superior a dois quilômetros. Ainda há cerca de 100 casas em risco.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *