32ª Semana Teixeira e Sousa começa com apresentações culturais e tenda literária na Praça Porto Rocha
A 32ª Semana Teixeira e Sousa começou em grande estilo, com apresentações culturais realizadas no início da tarde desta terça-feira (21), na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. Para marcar o início das atividades, foi realizada uma solenidade com artistas locais e o ato em homenagem ao escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, em frente ao busto do romancista. Em seguida, foram iniciadas as atividades da Tenda Literária.
A Semana Teixeira e Sousa vai até o dia 28 de março e conta com vasta programação, promovida pela Prefeitura de Cabo Frio, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura. O tema deste ano é “De Teixeira e Sousa a Milton Nascimento – A Travessia Poética na Semana Literária”.
Na solenidade de abertura, o secretário municipal de Cultura, Clarêncio Rodrigues, falou sobre a importância do evento para Cabo Frio.
“Neste ano, além de estar reverenciando o ilustre cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, que foi o primeiro romancista brasileiro, estamos também homenageando o cantor e compositor Milton Nascimento, que no auge dos seus 80 anos é um dos ícones da cultura brasileira. Associar a obra de Teixeira e Sousa a deste cantor é um dos objetivos deste ano que, tenho certeza, será cumprido com louvor”, afirma o secretário.
Criada por meio da Lei Municipal nº 1.106/91, a Semana Teixeira e Sousa faz parte do calendário oficial do município desde 2012 e passou a constar também no calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, pela Lei Estadual nº 6.290/12.
Ainda nesta terça-feira, na Câmara Municipal de Cabo Frio, no fim da tarde, foi aberta a exposição “Memórias de 31 anos de literatura”.Já no Palácio das Águias, que fica na Rua Érico Coelho, no Centro, o público já pode conferir a exposição e o documentário “Maria Maria”, da fotógrafa Thammy Carvalho. Na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, aconteceu o Ato pelo Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, com a participação da Coordenadoria Geral da Igualdade Racial, seguida da apresentação musical de Lethícia Barreto e Luan Estevão.
Para fechar a noite, foi realizado, no Charitas, o painel literário – “O Sagrado, as tradições, etnias e direitos”, com Gessiane Nazario, Robson Luis Machado, Carolina Conceição e Mariana Gino.