Ibama emite licença de operação do FPSO Anna Nery
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) emitiu nesta semana a licença de operação do FPSO Anna Nery, que será instalado no campo de Marlim, na Bacia de Campos. O documento tem validade de oito anos. A embarcação tem capacidade de produzir até 70 mil barris de petróleo por dia e processar até 4 milhões de m³ de gás por dia. A planta deve entrar em operação ainda neste mês.
O FPSO Anna Nery será a primeira de duas unidades que farão parte do Projeto de Revitalização de Marlim e Voador. A unidade será ancorada em lâmina d’água de 927 metros e interligada a 32 poços, com pico de produção previsto para 2025.
Afretado para a Petrobrás pela empresa Yinson, o navio-plataforma Anna Nery faz parte do Plano de Renovação da Bacia de Campos, cujo objetivo é renovar ativos maduros operados pela companhia na região. A Petrobrás está investindo US$ 16 bilhões nesse programa, que integra seu Plano Estratégico para o período de 2022 a 2026.
O Projeto de Revitalização de Marlim prevê substituir as nove plataformas que operam hoje nos campos de Marlim e Voador (P-18, P-19, P-20, P-26, P-32, P-33, P-35, P-37 e P-47). A segunda unidade prevista dentro do programa de revitalização, o FPSO Anita Garibaldi, terá seu primeiro óleo em 2023.