Mergulho ou A menina que sangrava poesia
O espaço cultural Usina4 apresenta no dia 13 de julho o espetáculo Mergulho ou A menina que sangrava poesia. A produção é o primeiro monólogo baseado no clássico O Diário de Anne Frank, autora que se estivesse viva comemoraria noventa anos.
Com texto e direção de César Valentim e representado pela atriz Rita Grego, a montagem explora uma linguagem não realista, inspirada no expressionismo alemão e na dança Butoh, destaca os conflitos e descobertas de uma adolescente que vive a dicotomia de uma sociedade em meio ao caos instaurado pela guerra e sua visão sobre os personagens e universo ao seu redor.
Sua narrativa, apesar de datar de um período específico da História Mundial, permite trazer a luz da discussão temas extremamente atuais como o racismo, intolerância religiosa, restrição da liberdade e tantos outros. O confinamento, a tirania e o preconceito foram os principais agentes transformadores da visão de mundo de Anne Frank que acabaram por forjar sua personalidade questionadora à frente do seu tempo.
Após a apresentação, acontecerá uma roda de conversa com o tema: “A Persistência do Fascismo na contemporaneidade”.