CidadesGeralPlantãoRegião dos Lagos

Gestão Daniela Soares em 100 dias levar Araruama a significativa melhorias

Estreante na política e no cargo, Daniela Soares além de mostrar sua capacidade de articulação e ação, em 100 dias como prefeita, promoveu significativas transformações na saúde, infraestrutura, educação, segurança pública, assistência social, cultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico de Araruama.

Na área de saúde, seu governo ampliou e qualificou os atendimentos com ações intersetoriais e foco na assistência integral e humanizada. Ofereceu no Centro de Imagem: 11.156 exames no 1º trimestre; Clínica do Idoso: 843 atendimentos em Geriatria, 532 em Clínica Médica, entre outros. Na Clínica dos Olhos: 2.176 consultas e 795 cirurgias de catarata; no CIMI: 4.810 atendimentos em especialidades pediátricas e obstétricas; pela UPA: 30.844 atendimentos, sendo 1.969 odontológicos. A Saúde Mental realizou a Semana de Conscientização do TEA, ações educativas e cursos e na Odontologia: 5.967 procedimentos nas unidades básicas.

Pela Secretaria de Obras e Urbanismo focou em infraestrutura e urbanização, realizando o maior programa de pavimentação da história da cidade. Foram 250 mil m² de ruas pavimentadas, iluminação da RJ-102 (Praia Seca) e RJ-138 (São Vicente) com tecnologia LED,  início das obras de acostamento da RJ-102 (Estrada de Praia Seca) e construção do CRAS de Morro Grande. Promoveu também limpeza e drenagem de praças e avenidas.

A Secretaria de Serviços Públicos atuou forte na limpeza urbana, drenagem e modernização da iluminação, com iluminação em LED na Praça do Viaduto e principais avenidas, drenagem e patrolamento em bairros como Parque Hotel e Boa Vista e limpeza de bueiros e substituição de manilhas para evitar alagamentos.

A Secretaria de Educação comprometida com estrutura, inclusão e qualidade de ensino realizou reparos emergenciais em escolas, distribuiu kits escolares, reforço na merenda, entregou brinquedos para creches, criou cargo de Supervisor Escolar, ampliou o transporte universitário noturno e o Programa Araruama Universitário conta com mais de 600 alunos beneficiados.

A Secretaria de Política Social (SEPOL) ampliando o acesso à cidadania e promovendo a inclusão social como o Evento do Dia da Mulher com serviços gratuitos, além do CRAS fazer 4.988 atendimentos, o SUTID atendeu 1.200 idosos com oficinas e atividades. No CRAM realizaram 569 atendimentos e ações de combate à violência; pelo Jovem Aprendiz 162 jovens estão ativos e 1.595 na lista de espera. O Café do Trabalhador serviu 28.028 cafés e o Programa “Sepol no seu Bairro” em Morro Grande ofereceu atendimento social, de saúde e cartorial.

Pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil fortaleceu seu efetivo e programas de policiamento retomando os programas RAS e PROEIS, fez o chamamento de 40 novos guardas civis, adquiriu armamentos para a Guarda, além de oferecer apoio a mulheres vítimas de violência com auxílio-aluguel. Na Secretaria de Transportes, a gestão Daniela Soares revitalizou a sinalização viária com pinturas especiais em faixas de pedestres, lombadas, acostamentos e linhas de retenção, implantou melhorias na rotatória da UPA, novas vagas de estacionamento facilitando o acesso de idosos, pessoas com deficiência e necessidades especiais.

A Secretaria de Turismo criou do Calendário Oficial de Eventos, realizou a festa de aniversário da cidade na praça de eventos da Pontinha, que reuniu 5 mil pessoas em dois dias de evento. O projeto “esquenta de carnaval” reuniu 2 mil pessoas, além do festejo no Centro e distritos; criou o projeto “sunset”, com shows na praia do Centro e em Iguabinha, implementou a Junta Comercial, da Delegacia da Receita Federal e do CAE – Centro de Atendimento ao Empreendedor e formou parceria com o Sebrae e a Firjan com cursos profissionalizantes. Pela Cultura apresentou o Cine Tela com mais de 3.000 pessoas alcançadas, promoveu oficinas de música com 138 alunos e parcerias com o Estado no Sábado da Família e Giro Cultural.

 

No Meio Ambiente, a gestão emitiu 50 licenças ambientais e realizou 150 podas. Pelo Projeto Araruama Verde foram 1.417 mudas distribuídas, atuaram no encerramento do lixão. A prefeita Daniela Soares tornou-se a vice-presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João e fez parceria com o Estado para trazer o Limpa Rio e a autorização ambiental do Botânico das Asas. E o Projeto EducaCine promove consciência ambiental nos alunos. Pela Secretaria de Esportes promoveu nesses 100 dias entre os principais eventos, a Corrida Rústica São Sebastião, o Praia para Todos oferecendo: acessibilidade nas praias; o Campeonato Estadual de Pesca (2ª etapa) e o projeto Orla Ativa com atividades gratuitas de esporte e lazer.

Os primeiros 100 dias da gestão de Daniela Soares mostram uma prefeitura ativa, com foco em escuta, planejamento e entrega. A nova forma de governar prioriza a transparência, a eficiência e o compromisso com o bem-estar da população de Araruama.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *