Macaé, Rio das Ostras e Casimiro se mantém em alerta devido as chuvas
As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias, geraram preocupação na população de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. Diante das previsões meteorológicas, as prefeituras continuam com o estado de alerta ativo.
Em Macaé, que tem se preparado para eventos climáticos intensos, contou com o suporte de quatro mega bombas de drenagem, que atuaram no escoamento da água, com capacidade de drenar até 22 mil litros de água por segundo. Houve ocorrências de quedas de árvores durante o evento, sem maiores danos ou feridos. As quedas ocorreram em pontos como a Praça Veríssimo de Melo, no Centro; na entrada do Horto, na RJ-168; e na RJ-162, entre Frade e Glicério, e no bairro Novo Cavaleiros, Rua Fiscal Jucá. A queda de uma árvore na RJ-162 chegou a bloquear parcialmente a via, mas o problema foi rapidamente solucionado, restabelecendo o tráfego sem grandes impactos.
Apesar dos esforços, algumas áreas da cidade sofreram com alagamentos pontuais, como nos bairros Novo Horizonte, Centro, Glória, Campo D’Oeste, Riviera Fluminense e São Marcos. Contudo, com a atuação dos órgãos municipais, como os Serviços Públicos e a Mobilidade Urbana, o impacto da chuva foi minimizado, e a cidade seguiu funcionando sem grandes interrupções.
Rio das Ostras entrou em estado de alerta máximo após atualização do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), que previa pancadas de chuva muito fortes a partir da madrugada de sexta-feira, com maior intensidade nas primeiras horas da manhã. A informação foi repassada ao município durante uma videoconferência entre o prefeito e o governador Cláudio Castro, diante do avanço da frente fria que atinge o litoral fluminense. Vários pontos da cidade apresentaram alagamentos como ruas da Cidade Praiana.
Em Casimiro de Abreu a Defesa Civil está em estado de alerta devido ao aviso de fortes chuvas no dia 5 de abril. Até o momento, registramos várias ocorrências significativas:
Em Casimiro, o acumulado chegou a 73,9 milímetros, enquanto na região serrana foi de 107 milímetros. A estrada Santa Helena está totalmente obstruída, deixando vários moradores ilhados. Um poste inclinado resultou em falta de energia para diversos moradores. Além disso, houve queda de galhos na RJ 142, na altura do restaurante da Suelem.
Foi registrado um acidente na RJ 142, na altura de Campos Elísios, envolvendo dois veículos. Felizmente, não houve feridos e prestamos auxílio no local. Uma árvore caiu na RJ 142, fechando parcialmente a pista na altura da Toca do Bruxo.
A barragem está sendo monitorada e apresenta baixo volume de água, sem alterações preocupantes. Chamado em Varjão devido a vários galhos interrompendo a estrada que dá acesso à área rural. Foi desobstruído o bueiro na estrada velha de Palmital que causou pontos de alagamento, representando riscos de acidentes. E queda de árvore obstruindo a Rua Carlos Honório Berbert no centro, próximo à escola Positiva, que já foi retirada. Neste domingo tudo está sob controle e normal.