á
Fim do ano chegando com muitos saldos positivos. Um deles é a Casa dos Conselhos, que completou um ano de funcionamento onde se encontram os Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A Casa dos Conselhos está localizada na rua Padre José Yanes Garcia, nº 105, bairro Mataruna, próximo à Secretaria de Assistência Social, as reuniões, pleitos, projetos e atendimentos à população acontecem neste espaço. O telefone é o (22) 99213-5020.
Para a secretária Thaís Rodrigues, a instalação da Casa foi um grande avanço para o município. “A Casa dos Conselhos foi um passo enorme na garantia dos direitos do cidadão. Poucos municípios possuem um local como este, que garante mais autonomia e sigilo aos trabalhos executados”, disse.
SOBRE OS CONSELHOS:
O ê é fundamental para assegurar que as políticas públicas sejam eficazes e inclusivas, garantindo que todos tenham acesso aos serviços sociais essenciais, promovendo ações que atendam de forma justa e digna as necessidades da nossa população. O presidente é o advogado Bruno Mósso que, junto com os outros conselheiros, “atuam com dedicação e entusiasmo para construir um futuro mais promissor para Casimiro de Abreu”.
O ç tem como atribuição, dentre outras, elaborar, aprovar, implantar e implementar a política pública municipal de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, definindo suas prioridades e o modelo de gestão; como também deliberar e controlar as políticas públicas municipais que garantam os direitos fundamentais de crianças e adolescentes em todos os níveis e ainda, mobilizar e articular o conjunto das entidades da Sociedade Civil e dos Órgãos do Poder Público voltadas para o atendimento à criança e ao Adolescente e, com esse fim, manter permanente articulação com os outros poderes. O presidente é o advogado Elton Moraes e a vice-presidente, Beatriz da Silva Pereira.
O foi reativado em 2023 e tem como presidente a aposentada Rita de Fátima de Souza. O conselho tem como principal atuação a fiscalização da garantia dos direitos da pessoa idosa tanto do poder público como da sociedade em geral e dos familiares, acolhendo denúncias pelo Disque Idoso 165 ou pela Ouvidoria Municipal, e encaminhado à rede de apoio responsável, como CREAS, 121ª Delegacia de Polícia, entre outros. Além de denúncias, o Conselho também está aberto para diversas orientações. “Temos alguns projetos e estamos abertos para todos os idosos, participantes ou não de projetos sociais. Venha nos conhecer!”, disse Rita de Fátima