Marcelo Mota pede instalação de Centro de Imagem em Casimiro
A instalação – ainda em 2024 – de um centro de imagem em Casimiro de Abreu foi indicado pelo vereador Marcelo Mota, atual vice-presidente da Câmara. Ele entende que seu principal projeto seja a construção e funcionamento de um centro de imagem para atender todos os moradores. “A população sofre demais com a falta de exames. Muitos se desgastam para utilizar o transporte da saúde para se deslocarem para outras cidades onde fazem os exames”. Com essa unidade na cidade, haverá mais precisão, rapidez e qualidade nos serviços prestados, bem como os resultados emitidos. “Tudo isso vai agilizar o tratamento dos pacientes, favorecendo sua recuperação e sua qualidade de saúde”. Seu pedido encontra-se em fase de alocação de recursos junto a Secretaria Municipal de Saúde. Ele acredita que até final de julho, o município tenha resolvido e dado início a obra.
“O mais importante atualmente para a população é saúde, educação e infraestrutura. E o prefeito vem fazendo grandes investimentos nesse setor”, justifica ele. Marcelo já em 2023 fez indicação para a criação da coordenadoria especial de Habitação. Ele justifica que a coordenadoria terá um foco específico nessa questão, pois com parcerias com governos estadual e federal poderia ampliar a arrecadação de projetos e recursos possibilitando a criação de conjuntos habitacionais e outras políticas que atendam às necessidades de moradia da população.
Sua busca é melhorias de infraestrutura para os bairros São João, Vale do Sol e Vale das Palmeiras, levando melhor condições de vida para a população. Em parceria com o deputado Dr. Serginho, conseguiu levar para Casimiro a escola técnica que funciona na Patrick Marchon Portal. Desde 2022, são oferecidos a população diversos cursos de capacitação, entre técnicos e profissionalizantes, por meio do Programa de Qualificação Profissional – Proquali. Até o momento, foram realizadas mais de 1060 matrículas em diversos cursos oferecidos pelo programa. Os cursos são totalmente gratuitos. Atualmente estão sendo concluídos os cursos técnicos: Contabilidade; Edificações; Eletrônica; Eletrotécnica; Finanças; Informática e técnico em Meio Ambiente. E no polo da FAETEC Assistente Administrativo e Operador de Computador.
Ainda em 2023, Marcelo teve aprovado e encontra-se na prefeitura para publicação e implantação, a reforma do pronto atendimento de Barra de São João. O vereador pediu a melhoria da infraestrutura física, dos equipamentos médicos modernizando o espaço permitindo assim, melhor atendimento aos moradores que forem em busca dos serviços, além de oferecer um espaço mais condizente para o servidor possa desempenhar seu melhor papel de servir à população. Indicou ainda a reforma da sede do CRAS, em Vila Nova.
Na Saúde, Marcelo Mota teve aprovada sua indicação para que o município disponibilize uma segunda ambulância para o Resgate em Barra de São João. Ele justifica que a distância entre Barra e o hospital de Casimiro é grande e esse tempo gasto para o translado de uma emergência médica pode ser fatal. Sugeriu o vereador; que o veículo pode ser alocado no posto de saúde em Palmital para poder atender uma área maior ainda da atual que a ambulância do Resgate presta serviço. Solicitou a implantação de programa de construção de cisternas em moradias de famílias vulneráveis, para garantir água potável e saudável para atender as necessidades básicas de produção de alimentação sem contaminação, consumo próprio, entre outros, melhorando a qualidade de vida das pessoas beneficiadas.
No segmento da Educação, o vereador Marcelo Mota apresentou indicações como criação do botão de pânico nas escolas municipais, a designação de um psicólogo em cada unidade de educação; capacitação dos profissionais da área para reconhecimento de sinais de comportamentos violentos dos alunos; colocação de um guarda patrimonial em cada escola pública ou prédios municipais e buscar junto ao estado recursos para a construção de uma escola de ensino médio em Barra de São João. E criação de mais turmas no Centro de Educação Infantil Municipal Pastor Everaldo Alves da Silva, no Palmital.
Na área de esporte, o parlamentar casemirense indicou a construção de um campo de futebol no Vale do Sol, realização de evento de Jiu-jítsu no ginásio poliesportivo de Barra de São João e reparos no campo esportivo no Jardim Campo Belo. Falando de sua carreira política, Marcelo lembra que foi eleito com 430 votos, indo de casa em casa. “Sou um vereador que sou bem recebido nas casas das pessoas, aquele que olha nos olhos de cada um, que escuto as demandas da população e levo para o prefeito solucionar. Não vou mudar minha essência. Eu cobro do prefeito e dos secretários e espero que eles entendam que é para levar o melhor atendimento à população”. Pré candidato à reeleição pelo PL tem seus pontos fortes em barra de São João e Palmital, onde obteve expressiva votação.