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Parlamentares sugerem melhorias no serviço de odontologia municipal

A coordenadora da Odontologia, Carla Bittencourt, destacou a ampliação do serviço na atual gestão

Com o intuito de contribuir para um serviço que vem sendo aperfeiçoado na atual gestão, os vereadores ouviram a apresentação da coordenadora da Odontologia da prefeitura, Carla Bittencourt, na Câmara Municipal de Macaé. Eles consideraram bom o trabalho desenvolvido, mas apontaram deficiências que ainda precisam ser sanadas.

Iza Vicente (Rede) destacou a necessidade de automatizar o sistema de marcação de consultas, ou ainda fazer uma triagem para agilizar os atendimentos à população.

Ela também relatou o caso de um cadeirante que não conseguiu entrar em um dos locais onde são feitos os atendimentos. Carla afirmou que o prédio recebe pessoas em cadeiras de rodas padrão, mas, neste caso, pode ter sido utilizado um modelo de cadeira diferente. “Mesmo que tenha acontecido isso, acho que é válido dar um treinamento de acessibilidade para os funcionários que recebem a população”, ponderou a vereadora.

Tico Jardim (Cidadania) pediu reforço nos consultórios odontológicos da Bicuda Grande e Bicuda Pequena, distritos da Região Serrana. “Se o dentista tiver um auxiliar, ele pode atender mais rápido e melhor os cidadãos que buscam atendimento”. Sobre o questionamento, Carla respondeu: “Fizemos um processo seletivo para auxiliar odontológico, mas dos 30 que chamamos, apenas dez compareceram”.

Já Luciano Diniz (Cidadania) perguntou sobre a possibilidade de aumentar o quadro de profissionais por meio do concurso que está sendo preparado. A coordenadora disse que fez a solicitação conforme a necessidade do setor que, atualmente, é sobretudo de dentistas especializados em próteses, atendimento de pessoas com deficiência (PcD) e endodontia – que envolve tratamentos de canal, entre outros.

Atendimento à população

Dentre as melhorias implementadas na atual gestão, a Coordenadoria de Odontologia enumerou a inauguração e a reinauguração de 19 consultórios, que foram construídos ou recuperados e atualizados. A coordenadora também citou a ampliação do serviço de marcação de consultas, que funcionava das 8h às 12h e agora se estende até as 16h30.

A implantação do serviço de atendimento domiciliar, para acamados e pessoas com dificuldade de locomoção, e a aquisição de uma unidade móvel, que atende escolas, bairros e comunidades, também estão entre as conquistas citadas. A contratação de uma empresa especializada no fornecimento de próteses dentárias teria permitido ainda a ampliação do atendimento à população.

Carla evidenciou o expressivo aumento no número de atendimentos que, de 2021 a 2023 cresceu 79%. “Havia uma grande demanda reprimida na cidade e conseguimos zerar as filas de espera”. Ela enfatizou que tal conquista só foi possível devido às mudanças implementadas. “Hoje contamos também com aparelhos móveis de raios-x (para atendimento domiciliar e de PcD), sedação por óxido nitroso (evita que o paciente tenha que ser levado para um centro cirúrgico) e ainda conseguimos reformar 80% dos consultórios odontológicos do município. Até o fim dessa gestão, esperamos chegar a 100%”, concluiu Carla.

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