CâmaraCidadesDestaqueGeralMacaéPlantão

Aprovada urgência para incorporar produtividade de fiscais

Foi aprovado na Câmara Municipal de Macaé, o regime de urgência na tramitação de três projetos de lei (PL) do Executivo. Dois deles têm como objetivo incorporar a produtividade recebida pelos fiscais da prefeitura de Macaé ao seu salário, para fins de cálculo da aposentadoria. O outro PL regulamenta a criação do Conselho Municipal de Saneamento Básico (Comsab).

O regime de urgência acelera os prazos e simplifica os trâmites para a aprovação das propostas. Na prática, permite que os projetos entrem em debate e votação já na próxima semana. De acordo com Luciano Diniz (Cidadania), líder do governo, a criação do Comsab é necessária para o recebimento de recursos federais com a finalidade de aumentar a rede de cobertura do saneamento básico na cidade.

Participação do público

Diversos fiscais do município compareceram ao plenário para assistir a votação do regime de urgência do PL que permitirá a manutenção do padrão salarial da categoria ao se aposentar. “Após a aprovação do projeto, vamos continuar a cobrança até a sanção pelo prefeito, para que o direito desses servidores seja assegurado”, informou o presidente do Legislativo, Cesinha (Solidariedade).

Paulo Paes (União Brasil) explicou que essa é uma luta antiga para a correção de um erro. Iza Vicente (Rede) chamou de injustiça reduzir os rendimentos na aposentadoria. “É justamente quando a pessoa mais precisa, por questões de saúde e por não conseguir mais uma colocação”, argumentou.

George Jardim (PSDB) ainda lembrou os riscos a que estes profissionais são expostos diariamente, em razão da função que exercem. Rafael Amorim (PDT), Edson Chiquini (PSD), Luiz Matos (Republicanos) e Luciano Diniz também discursaram a favor da proposta.

Combate à Dengue

Também foi aprovado um requerimento, de Luciano Diniz, ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para a aplicação de larvicida BTI na Lagoa de Imboassica. O intuito é acabar com a infestação de Aedes Aegypti e outros mosquitos (quironomídeos e controle de vetores como o Aedes Aegypti e Aedes Albopictus), que têm afetado os bairros no entorno da Lagoa.

Outro requerimento, desta vez de Luiz Matos, solicitou a aquisição de um hidrotator (papa-aguapé) para realização de manutenção e limpeza nos ambientes hídricos de Macaé.

Região Serrana

Já Tico Jardim pediu informações sobre o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Córrego do Ouro. Segundo ele, são frequentes as reclamações dos moradores que não conseguem ser atendidos, pois a quantidade de profissionais na unidade não é suficiente para atender a demanda da Serra. “Para se inscrever no CadÚnico, por exemplo, o morador do Sana precisa ir a Córrego do Ouro, que é muito longe e nem sempre consegue atendimento”, acrescentou Iza Vicente.

George ainda requisitou a pavimentação e a instalação de iluminação pública na estrada de acesso às cachoeiras do Sana, também conhecida como ‘caminho da cachoeira’. E Matos pleiteou a instalação de uma base operacional permanente da Patrulha Maria da Penha na Região Serrana. “Há muitos relatos de violência contra mulheres na localidade”, advertiu.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *