Prefeito de Casimiro de Abreu convocou reunião para tratar das chuvas de verão
Tendo em vista as chuvas do último dia 24, onde foi registrado 120 milímetros de chuva em quatro horas, e as previsões para os próximos meses, o prefeito Ramon Gidalte convocou uma reunião com a Defesa Civil, as Secretarias de Obras e Agricultura, e os administradores regionais de Casimiro de Abreu, Professor Souza, Rio Dourado e região serrana, para fazer um balanço dos acontecimentos. A reunião aconteceu no Gabinete, na tarde da última terça-feira, dia 26.
A barragem do bairro Industrial, em Casimiro de Abreu, construída na primeira gestão do prefeito Ramon Gidalte, há mais de 20 anos, tem sido um instrumento imprescindível para o controle do nível da água do rio Indaiaçu, evitando enchentes e inundações no bairro e em toda cidade. O prefeito Ramon ressaltou a necessidade de uma vistoria minuciosa e de outras ações preventivas.
“Reuni vocês aqui para discutirmos ações preventivas para controlar e minimizar os possíveis danos pelas chuvas que estão por vir. No dia 24, tivemos uma chuva muito intensa, como há muito tempo não acontecia e isso nos serviu de alerta. Temos que estar preparados para situações de emergência. Quero proatividade e criatividade de toda a equipe na solução dos problemas”, ressaltou o Ramon.
Muitas ações já aconteceram. O governo municipal vem investindo na reestruturação da Coordenadoria de Defesa Civil e muitos trabalhos já estão sendo desenvolvidos. Foi realizado o mapeamento para identificar os locais de risco no município; a capacitação constante da equipe e, em novembro, um simulado com alguns setores da Prefeitura para que estejam preparados para situações emergenciais.
“Temos ainda muitas ações a serem implantadas. Solicitamos a instalação de três estações meteorológicas no município que vão auxiliar na tomada de decisão. Estamos com o projeto para recrutar uma equipe de voluntários em cada bairro, que vão receber o treinamento necessário e nos auxiliar em situações de risco”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Salviano, que também fez um alerta:
“É necessário que toda população se responsabilize e tenha cuidados mínimos que fazem toda a diferença num momento de chuva intensa, como o correto descarte de lixo e entulho, por exemplo”.
O tema é tão importante para todo o município que, após a reunião, o prefeito Ramon Gidalte decidiu realizar uma live para informar e passar orientações para a população sobre o trabalho da Coordenadoria de Defesa Civil e como cada morador pode contribuir para que o município possa pelas chuvas de verão sem maiores danos.