Rio+Saneamento instala bombas para captar mais água durante estiagem em Rio das Ostras
A Rio+Saneamento deu início a novas etapas importantes que visam melhorias no sistema de distribuição de água de Rio das Ostras. São passos fundamentais que sustentam e fortalecem o projeto de solução definitiva para o abastecimento na cidade como um todo. Uma das ações já realizadas foi a instalação de novos equipamentos para captação de água em período de estiagem. Os chamados flutuantes foram instalados na Captação Ponte do Baião.
De acordo com o superintendente regional da Rio+Saneamento, Christian Portugal, o sistema consiste em bombas instaladas no Rio Macaé, dentro de flutuantes, que serão responsáveis por captar água do rio no período de estiagem, quando o nível fica mais baixo e a entrada de água para o abastecimento da população fica reduzida. A ação garante mais segurança operacional na unidade.
“Com a implantação destes flutuantes não haverá mais redução da vazão fornecida ao município durante a estação seca, que se dá entre os meses de maio e outubro. Os flutuantes trazem mais versatilidade ao sistema de abastecimento, pois só operam neste período. Já na estação chuvosa, que acontece de outubro a maio, estes equipamentos são removidos, revisados e guardados”, destacou.
O superintendente reforça que todos os recursos e investimentos implantados nas unidades operacionais de Rio das Ostras são para dar ainda mais eficiência e agilidade ao processo de tratamento e distribuição de água para a população.
Além dos flutuadores, a Rio+Saneamento recebeu mais seis novas bombas que estão substituindo equipamentos antigos. As equipes já fizeram a instalação de uma bomba na Captação e outra na Estação de Tratamento de Água (ETA Rio Dourado). A iniciativa também reflete em mais quantidade no fornecimento de água para toda a cidade.
“Desde o início de nossas operações, estamos investindo não só no parque de equipamentos das unidades operacionais, como também em projetos de ampliação destas unidades para maior segurança e fortalecimento do sistema de tratamento e distribuição de água em Rio das Ostras”, acrescentou o superintendente Christian Portugal.
Ao todo, a concessionária fez a aquisição de 10 bombas no período de um ano de concessão. Até o momento, foram instaladas três bombas na Captação e mais três na ETA Rio Dourado.