Câmara de Vereadores aprova Novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Magistério de Casimiro de Abreu
Na semana em que se comemora os 164 anos de emancipação político-administrativa, todos os professores da rede municipal de ensino de Casimiro de Abreu foram presenteados nesta segunda-feira, dia 12, com o novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (NPCCV).
Aprovado pela Câmara dos Vereadores, o NPCCV representa um diferencial na vida do corpo docente e chega 23 anos depois do primeiro plano de cargos e carreiras, também apresentado pelo atual prefeito Ramon Gidalte. Um marco e uma transformação jamais vista em nosso Município.
“Na prática, ele incorpora 20% da antiga Gratificação por Valorização e Assiduidade (GVA) com outros 15% de reajustes repassados pelo Governo federal ao salário base da categoria. Tudo isso sem que nenhum direito do Magistério fosse retirado”, explica a secretária Municipal de Educação, Gracenir Oliveira, acrescentando que os demais servidores da Semed também serão alcançados por um novo plano de cargos e carreiras, que abrangerá toda a administração pública casimirense.
A medida beneficiará 847 servidores: 708 professores, 11 supervisores de ensino e 128 auxiliares e agentes de creches.
“Desde 2021 a categoria vinha discutindo um novo PCCV e o que posso dizer é que foi valorizada com um aumento real. Casimiro de Abreu sempre foi um município de passagem para muitos servidores, devido aos baixos salários. Inclusive eu tinha esse pensamento. Mas, ao longo da gestão do atual governo, nosso salário foi aumentando e não me vejo mais fora da prefeitura”, declarou Thiago Amparo, professor da rede municipal e atual diretor da Escola Pastor Abel de Souza Lyrio, em Barra de São João.
Avanços – Com uma população com cerca de 50 mil habitantes e sem os recursos econômicos de outros municípios, Casimiro de Abreu em muito pouco já é referência na região no setor de Educação. A Terra do Poeta se destaca não só por valorizar seus professores, mas também por apresentar programas em sua rede de ensino diferenciados. Casos do Novo Sistema de Avaliação Básica , o Sameb e os Cadernos de Inclusão Pedagógica, a merenda escolar – integrada à Agricultura Familiar, entre outros.