Café do Trabalhador celebra um ano em Rio das Ostras
Ao longo de um ano de lançamento, o projeto Café do Trabalhador distribuiu mais de 120 mil kits, contendo pão com manteiga, fruta e café com leite, a um preço simbólico de R$ 0,50. Nesta sexta, dia 18, autoridades, servidores públicos e moradores estiveram no local, no Loteamento Âncora, para celebrar esta política pública que deu mais dignidade à vida de centenas de cidadãos rio-ostrense.
“O Café do Trabalhador é um programa que faz toda a diferença no cotidiano de quem acorda cedo e precisa fazer a primeira alimentação. É a forma que temos de garantir que cidadãos comecem o dia nutridos e alimentados”, disse Eliara Fialho, secretária de Assistência Social.
Cláudio Georgina Pereira e Alceir Barreto são os responsáveis pelo container no qual são distribuídos os kits e estávamos muito emocionados. “Eu sou Pessoa com Deficiência e não tinha mais esperança. Quando me indicaram para esta vaga e depois consegui, eu renasci das cinzas. Hoje sou outra pessoa”, falou.
Cada kit é composto de café ou leite quente sem açúcar, pão com manteiga e uma fruta. Além disso, acompanha guardanapo, mexedor descartável, sachês de açúcar ou adoçante para cada beneficiário, itens armazenados em sacola plástica para o transporte seguro.
“Eu venho aqui todos os dias para comer a primeira refeição do dia e sou muito bem atendido. O café tá sempre quentinho e as frutas fresquinhas”, disse Sônia Ferreira.
Para Aurora Siqueira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, esta é uma política pública que age diretamente na vida dos cidadãos. “Este projeto mudou a vida de muita gente e para melhor”, contou.
Em Rio das Ostras, o cidadão deve buscar o lanche em um contêiner, localizado ao lado do Centro de Cidadania, na rua das Casuarinas, no Âncora, das 6h às 9h.