‘Você é o Prefeito’ amplia participação popular no governo de Macaé
Elaborado pela Secretaria de Planejamento, o projeto funcionará dentro de uma plataforma digital, na qual os moradores de Macaé poderão escolher obras e serviços que impactarão diretamente a cidade, fornecendo informações para atuação do governo.
“Nosso objetivo é incentivar a participação de todos os cidadãos, independentemente de idade, classe social ou formação, nas tomadas de decisões futuras para Macaé”, destacou o prefeito Welberth Rezende, acrescentando que a iniciativa também visa fomentar o interesse dos cidadãos pela gestão pública, contribuindo para uma sociedade mais participativa e informada.
De acordo com o Secretário de Planejamento, Wagner Carvalho Motta, será disponibilizada uma plataforma digital interativa e de fácil acesso aos cidadãos para participar do “Você é o Prefeito”, optando entre uma lista de projetos previamente selecionados. “Os projetos mais votados e as principais demandas da população apresentadas serão contemplados na elaboração do orçamento público do município. Agradeço a cada servidor da secretaria, na figura do Coordenador Especial de Planejamento, Saulo Passos dos Santos, que participou e tornou possível a criação desse projeto”, assinalou.
A população poderá opinar nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, assistência social e direitos, cultura, esporte e lazer, infraestrutura urbana, segurança pública e meio ambiente.
Motta ressaltou que o projeto tem como meta assegurar o atendimento das demandas e prioridades dos munícipes. “A escolha popular de obras e serviços públicos prioritários significa a aplicação transparente e eficiente dos recursos públicos, além de fortalecer a democracia local, incentivando a inclusão e o diálogo entre a administração pública e os cidadãos”, analisou.
Para o Secretário, “Você é o Prefeito” é um projeto que permite a todos os munícipes a participação ativa nas decisões sobre obras e serviços prioritários para o município. “É inovador e desenvolvido para a população macaense. Estamos dando passos para tornar Macaé uma cidade inteligente”, concluiu.