Monitoramento em Casimiro de Abreu tem resultados positivos
Com pouco mais de 30 dias de atividade, o Centro de Controle Operacional de Casimiro de Abreu já apresentou resultados significativos, com identificação de um grupo – que foi preso – por roubar as lojas Americanas, recuperação de veículo roubado, detenção de três ladrões além do do acompanhando nas praças e pontos de venda e consumo de drogas, auxiliando com relatórios de inteligência. Para o secretário de Segurança Pública, Wellington Lima, o investimento de de R$ 1,8 milhões por ano está sendo compensador pois a segurança na cidade e nos distritos é grande.
Conforme detalhou o secretário na primeira fase foram instaladas 60 câmeras, modelo OCR, Dome e Fixas. Com previsão até o final do ano a estarem 100 funcionando em todo o município e nos distritos. Esses inclusive foram contemplados, de acordo com análise criminal e mancha criminal de cada localidade.
A nova Central de Monitoramento terá no total 100 câmeras de longo alcance, que giram em 360°, espalhadas em pontos estratégicos, até o final do ano. Serão nove telas para exibição que acompanharão o movimento, 24 horas por dia, auxiliando o trabalho de ronda dos guardas civis municipais e ações das polícias Civil e Militar. Dentre as câmeras estão as de OCR, que identificam placas de veículos roubados e, por meio de um convênio com o Ministério da Justiça e Detran, será possível identificar veículos roubados em qualquer lugar do país.
Na inauguração do centro de monitoramento, o secretário Wellington Lima aproveitou a ocasião e anunciou que será implantado com os funcionários de todas as escolas o Botão do Pânico, para acionamento em caso de qualquer situação de emergência, e um chamado será aberto na Central de Monitoramento.
Em breve, será disponibilizado um programa e divulgado um chamamento para moradores e comerciantes que tenham vigilância própria por vídeo, poderão receber e compartilhar com a guarda as imagens da central de monitoramento. Não há uma data ainda definida.
Guarda Sênior e sede nova
Esta semana, a prefeitura anunciou o retorno do programa Guarda Sênior. As inscrições irão de 12 a 19 de junho, nos distritos e centro da cidade. Poderão participar homens e mulheres, residentes no município, alfabetizados, e que estejam em condições de saúde física e mental que permitam a prestação de serviços específicos na Guarda Civil Municipal.
Para o secretário de Segurança Pública, Wellington Lima, o retorno desse projeto é uma grande satisfação. “Esse programa vai além de um programa de bolsas. Estamos investindo no público da 3ª idade, onde muitos se sentem ociosos e sem oportunidades. É uma grande satisfação retornar com esse programa que gera, além de uma renda extra, dignidade, respeito para nossos idosos e a oportunidade de atuar na prestação do serviço público”, disse Wellington.
Em breve, segundo Wellington será inaugurada a nova sede da Guarda Civil Municipal no condomínio industrial na BR 101, em Casimiro. A GCM nunca teve sede própria.