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Firjan e Mercado Livre anunciam parceria para ajudar empresas a ampliarem suas vendas online

Desde o início da pandemia, cerca de 220 mil empresas formalizadas entraram na plataforma Mercado Livre, um reflexo da preocupação da companhia em oferecer serviços e ferramentas para impulsionar os negócios dos vendedores, democratizando o acesso ao comércio e fomento o empreendedorismo. Foi pensando em dados como esse que a Firjan e o Mercado Livre firmaram a parceria Rio+Digital, quepretende democratizar os negócios eletrônicos entre as pequenas e médias empresas fluminenses associadas à Firjan e ao CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro).

“O polo industrial do Norte Fluminense emprega mais de 62 mil trabalhadores, com mais de 1.700 estabelecimentos empresariais, dos quais 95% pequenos e microempresas. Esses dados dimensionam a importância de parcerias como esta não só para o estado do Rio, como em especial para a região”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Para isso, após o cadastro, os empreendedores irão passar por uma capacitação que engloba todas as etapas do e-commerce, desde a abertura de uma loja virtual até a entrega ao consumidor. A jornada pode ser acessada clicando neste link.

O programa apresenta conteúdos práticos e objetivos sobre “por que vender”, “como vender”, “praticar as vendas” e “escalar as vendas”, além de questões que fazem parte da rotina das empresas, como estratégias de finanças e precificação, cálculo de margem de lucro, atendimento ao cliente, logística, tributação, crédito, organização de estoque, entre outros temas.

Os empresários associados ainda têm acesso a material extra produzido pela Casa Firjan e pela Firjan IEL, voltado para a presença dos negócios no ambiente on-line: novas tendências e hábitos, marketing de influência, desenvolvimento de competências, antecipação de inovações que vão impactar mercado e negócios são alguns dos assuntos.

  Apesar dos avanços nos últimos anos, parte dos negócios no Brasil ainda não está digitalizada, não vende on-line ou não explora as redes sociais como forma de promover seus produtos e serviços. Segundo Luiz Césio Caetano, vice-presidente da Firjan, o projeto Rio+Digital, com o Mercado Livre, quer atuar exatamente neste processo, de contribuir para que as empresas encontrem novos mercados através do processo de transformação digital. “Esta iniciativa pretende abrir a oportunidade para que empresas fluminenses atuem no ambiente digital, pois acreditamos que este é o caminho para ampliar a competitividade e melhorar o ecossistema de negócios do estado do Rio”, explica.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

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