Oficina de Cultura vai sacudir Casa de Casimiro neste fim de semana
Quem estiver em barra de São João, Casimiro de Abreu nos dias 29 e 30 de abril não pode perder a oportunidade de conhecer, aprender e se divertir com oficinas de cultura, onde os temas serão o Jongo, o Maculelê, a capoeira e o samba de Roda. As oficinas acontecem às 15 horas e será desenvolvido pelo grupo de estudos Reconca Lagos, no Museu Casa de Casimiro de Abreu, sob o patrocínio da Fundação de Cultura.
A professora de capoeira e cultura popular, Claudia Kastroup informa que no dia 29 (sábado) o grupo estará ministrando oficia de Capoeira e Maculelê. Contando as histórias das duas modalidades. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. O Maculelê é um tipo de dança folclórica da Bahia, com base na cultura afro-indígena-brasileira, que simula uma luta tribal usando bastões, onde sua origem é ligada às fazendas de produção da cana-de-açúcar na época do Brasil Colônia.
Já no domingo (30) será o empolgante Samba de roda, um estilo musical popular brasileiro. Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças. Logo depois será a vez de se conhecer o Jongo, uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. Faz parte da cultura afro-brasileira. O evento é gratuito e as aulas serão dadas pela Mestra Claudinha, Formando Elétrico, e os instrutores Cobra e Barbie e a graduada Mini Mini.