Paralelepípedos são colocados nos cruzamentos da Beira Rio
Os cruzamentos das ruas transversais a Andrade e Silva, também conhecida como beira Rio, em Barra de São João receberam paralelepípedos, em lugar das pedras soltas ali existentes. A troca na Rua dos Queixumes, só poderá ser feito após a colocação de novas manilhas de drenagem pluvial. As existentes estão quebradas há anos permitindo a infiltração da água no solo e consequente desmoronamento.
A troca de pedras por paralelepípedos foi muito bem aceita, tanto por moradores quanto por profissionais que trabalham em restaurantes e bistrôs na Rua Andrade e Silva. A moradora Norma Batista, elogiou a iniciativa da prefeitura em fazer o reparo nos cruzamentos, mas pediu que esse reparo seja feito também em toda a via, pois há trechos onde se formam crateras resultantes de acúmulo de água e acabam provocando pequenos acidentes, nos motoristas desavisados.
A atendente de restaurante, Martha Ferreira comentou que, melhorou significativamente o movimento com a colocação dos paralelepípedos. “Antes tinha um buraco enorme no cruzamento e os carros tinham que manobrar no meio da rua e avançar em contramão. Agora o piso está emparelhado e não vemos mais os motoristas tendo que manobrar perigosamente para não cair nos buracos”.
Esse reparo na Rua Andrade e Silva é uma extensão da execução de obra de substituição de drenagem pluvial e pavimentação da Rua 15 de Novembro e trechos da Rua Dr. Sá Pinto, no Centro de Barra de São João. O trabalho está sendo feito com máquinas, pessoal e matéria da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Em toda sua extensão de rua serão colocados piso de paralelepípedos, além da substituição de manilhas da rede de águas pluviais. As manilhas são muito antigas, de 20 centímetros e foram substituídas pelas de 40 centímetros. O trabalho de troca de manilha e substituição do calçamento das ruas está sendo feito nas Ruas Dr. Sá Pinto, 15 de Novembro, e vias transversais no sentido do Praião.
Em paralelo a obra que a prefeitura está fazendo com recursos próprios, está sendo esperado que ainda este ano se defina a empresa especializada para elaboração de projeto executivo e execução de obras para a construção de micro drenagem e pavimentação de diversos logradouros de Barra de São João. A licitação teria acontecido em janeiro, mas ainda não se tem uma definição da empresa vencedora. A obra está orçada em R$ R$ 72.215.791,72.