TRE-RJ elege e empossa novo presidente em sessão solene
Eleito por aclamação, o desembargador João Ziraldo Maia tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), em sessão solene realizada nesta sexta-feira (24), no Pleno do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
“A Justiça Eleitoral cumpriu com galhardia nas últimas eleições de 2022 o seu objetivo de garantir a legitimidade do voto e defesa da democracia. A Constituição Federal dispõe que todo poder emana do povo, e continuaremos sempre nessa missão”, afirmou o novo presidente, que vai preparar as Eleições de 2024.
No discurso de posse, o desembargador João Ziraldo Maia lembrou os ataques contra a legitimidade do processo eleitoral e as urnas eletrônicas no último pleito, por meio da disseminação de notícias fraudulentas, ressaltando a atuação serena e firme do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e do corregedor geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, presente à solenidade.
O magistrado adiantou que pretende dar ênfase à continuidade de projetos já implementados, como o programa Eleitor do Futuro, que leva ações socioeducativas a estudantes de escolas públicas e particulares,e o retorno do cadastramento biométrico do eleitorado fluminense.
O desembargador João Ziraldo lembrou ainda os atentados contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília no último dia 8 de janeiro. “Que essa data, o dia da infâmia, jamais seja esquecida”, disse.
O novo presidente do TRE-RJ fez um breve balanço da sua gestão à frente da Corregedoria Regional Eleitoral, entre 2022 e 2023, e defendeu a parceria com os cartórios eleitorais. “Nesse período o Tribunal subiu 10 posições no ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e isso se deve à operacionalidade dos nossos juízes eleitorais e à atuação incansável dos servidores”, enfatizou.