CidadesDestaqueGeralRio das Ostras

Rio das Ostra inaugura Projeto Escola de Vela

O Projeto Escola de Vela já está a todo vapor e a inauguração acontece no dia 18 desse mês. Na última semana, os barcos foram adesivados pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio das Ostras estão todos identificados com a marca do projeto, dos patrocinadores e da Administração Municipal.

A inauguração será no sábado, 18 de março, às 10h ,na Praia do Centro. As aulas irão começar no dia 20, em dois turnos: das 08h às 11h30 e das 13h às 16h.

Além dos barcos, a Subsecretaria de Esporte e Lazer já recebeu os coletes e uniformes para distribuição para os alunos matriculados no Projeto Escola de Vela.

A guarderia dos barcos também já está construída e instalada na Praia do Centro, próxima à Concha Acústica. Cerca de 120 jovens entre 9 e 17 anos estão matriculados e poderão participar das aulas nas duas categorias: veleiro dingue e veleiro optimist.

“Está sendo um momento de muita alegria pra nós do Esporte. Além de ser um projeto que exerce a cidadania, também tem o objetivo de criar novos atletas a níveis olímpicos.” declara Alberto Moreira Jorge, Assessor de Esporte e Lazer.

Ao todo, 12 barcos foram reformados com recursos da iniciativa privada. A empresa Oceânica, situada na Zona Especial de Negócios (ZEN), está custeando todo projeto, desde a reforma dos barcos até o pagamento dos monitores e a construção da guarderia.

Veleiros dingue e optimist – Os veleiros dingue se distinguem pelo tamanho reduzido e pelo fácil manejo. Geralmente é um barco de começo, onde os jovens irão aprender os conceitos básicos de montagem e regulagem. Possuem uma única vela mestra e bobina retrátil.

Já o veleiro optimist, além de ser um barco de iniciação à vela por excelência para os jovens navegadores pelo fato do seu formato retangular (também chamado de caixa de sabão), também é característico com a sua vela aúrica e o seu pau que em diagonal prende a vela trapezoidal.

Seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta e também é usado para treinamento olímpico.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *