Banco Central do Brasil anuncia início dos testes para o real digital
O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, anunciou que os testes-piloto para a moeda digital do banco central brasileiro, o real digital, começarão em breve. Campos Neto afirmou que o projeto está recebendo apoio significativo de bancos privados e que todo o roteiro de desenvolvimento do projeto deve estar pronto até dezembro de 2023.
O modelo CBDC brasileiro implica que cada banco poderá emitir essa moeda lastreada por depósitos regulados, o que significa que os bancos terão que digitalizar mais seus saldos no futuro. Campos Neto afirmou que a implantação do real digital fará com que os bancos mantenham mais ativos digitalizados em seus saldos.
Além disso, o presidente do Banco Central do Brasil falou sobre sua visão para o sistema financeiro digital completo que vislumbra para o Brasil nos próximos anos. Ele acredita que o real digital é apenas mais um pedaço da estrutura do Brasil, que também incluirá a atual iniciativa de pagamentos fiduciários PIX e os projetos Open Finance, que visam permitir a interconexão contínua de bancos.